Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O administrador do banco de dados não pode fazer alterações no projeto físico desse banco de dados, mesmo se perceber que a forma como foram implementadas algumas tabelas está sobrecarregando o sistema e, consequentemente, o desempenho do BD. No entanto, pode sugerir que o pessoal técnico da área de desenvolvimento o faça.
mostrar texto associado
O processo de tunning evita excessivas disputas por bloqueios, aumentando a concorrência entre as transações. Objetiva minimizar a sobrecarga de registros de logs, o armazenamento desnecessário de dados, otimizar o tamanho do buffer e o escalonamento de processos.
mostrar texto associado
As entradas para o processo de tunning incluem estatísticas relacionadas a vários fatores, como tamanho de tabelas individuais, número de valores distintos em uma coluna e número de vezes que uma consulta ou transação é realizada em um intervalo de tempo.
mostrar texto associado
Entre os objetivos do tunning incluem-se fazer com que as aplicações sejam executadas mais rapidamente e diminuir o tempo de resposta de consultas e transações. No entanto, o tunning não permite a melhora do desempenho geral das transações, uma vez que isso é tarefa exclusiva do desenvolvedor do software.
mostrar texto associado
O administrador do banco de dados deve ter um bom conhecimento a respeito do sistema operacional no qual o SGBD está instalado, pois, em caso de problemas e definição de procedimentos de recuperação, um bom conhecimento sobre os processos, a gerência de memória e o sistema de arquivos utilizados pelo sistema operacional pode fazer uma grande diferença no desempenho do BD.