Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


O giro de estoque da merenda em uma secretaria de educação é calculado dividindo o custo dos produtos consumidos pela média do estoque. Se a secretaria gastou R$ 3.000 em merenda e mantém em média 500 pacotes, o giro de estoque é de 6, indicando que o estoque de merenda é renovado em média 6 vezes por mês. Esse indicador ajuda a monitorar e otimizar a gestão do estoque de merenda, garantindo um abastecimento eficiente e adequado para as escolas.

Julgue o item a seguir.


A análise da rotação de estoques indica a eficiência da gestão de estoques da empresa, mostrando quantas vezes o estoque é renovado em um determinado período, auxiliando na identificação de possíveis gargalos ou excessos de estoque.
Em relação à gestão de estoques, são feitas as seguintes afirmações:

I. Gerir estoques economicamente consiste na procura da racionalidade e equilíbrio com o consumo.
II. A gestão de estoques tem como principal função a armazenagem, afastando-se da estratégia organizacional.
III. A gestão de estoques busca assegurar que as necessidades efetivas de seus consumidores sejam satisfeitas com mínimo custo e menor risco de falta possível.
IV. A gestão de estoques busca assegurar que o valor obtido pela continuidade do fornecimento seja superior à sua própria falta.

São CORRETAS apenas as afirmações:
A administração de estoques, conforme abordado por Viana (2000), transcende a mera função de armazenagem e se configura como um componente estratégico para a competitividade organizacional.
Considerando os princípios das políticas de estoque modernas, qual das seguintes alternativas descreve a abordagem mais coerente e alinhada para a empresa ser competitiva?
Diversas são as ferramentas utilizadas no controle da execução de obras e serviços de engenharia e arquitetura. Uma ferramenta muito utilizada é a curva ABC, uma técnica que ajuda a identificar quais são os itens mais importantes dentro de um projeto, com base em seu valor e impacto no custo total. Essa técnica é usada para o controle dos itens do orçamento que serão executados e para o controle dos insumos. O total de itens analisados é separado nas classes A, B e C. A classe A engloba os itens de custo mais alto, que, de modo geral, impactam até 80% do orçamento e chegam a até 20% do total de itens. Esses são os itens cujo controle requer maior esforço por parte da administração. A classe B engloba os itens de custo intermediário e a C, os itens de menor impacto no orçamento.
Considere como limites para separação das classes:

Imagem associada para resolução da questão

Considere a planilha de itens de insumos que, somados, totalizam R$ 623.000,00:


Imagem associada para resolução da questão



A alternativa em que, além do item VI, todos os itens pertencem à classe A é: