Filtrar


Questões por página:
Sobre as condições adequadas de temperatura e de umidade relativa do ar, elementos vitais para prolongar a sobrevivência dos registros, analise as afirmativas a seguir.
I. Os níveis de umidade relativa (UR) altos aumentam o risco de quebra das fibras e de esfarelamento dos materiais orgânicos fibrosos. II. A estabilidade da temperatura e da umidade relativa UR é especialmente importante e as mudanças bruscas são muito danosas. III. Os níveis de umidade relativa (UR) acima de 65% evitam micro-organismos e reações químicas danosas.
Está correto o que se afirma em

“Os agentes ambientais são exatamente aqueles que existem no ambiente físico do acervo: temperatura, umidade relativa do ar (...); é possível identificar facilmente as consequências desses fatores, quando não controlados dentro de uma margem de valores aceitável.”

(N. C. Cassares,2000. p.14.)

Sobre a preservação de documentos, assinale a alternativa INCORRETA

O valor do pH corresponde ao grau de concentração de íons de hidrogênio em um suporte informacional. Em relação ao valor de pH, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) É expresso numa escala logarítmica de 0 a 14.

( ) Na escala 7 é o ponto neutro.

( ) Os valores acima de 7 caracterizam o estado de acidez do suporte.

( ) Os valores inferiores a 7 caracterizam o estado alcalino do suporte.

A sequência está correta em

A faixa considerada segura para a umidade relativa dos depósitos de documentos nas instituições de custódia, segundo as Recomendações para a construção de arquivos (Arquivo Nacional,2000), é entre
A conservação preventiva se diferencia da conservação/restauração principalmente por dois aspectos: