Filtrar


Questões por página:

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), institucionalizada em 2007, no âmbito do Ministério da Integração nacional, estabeleceu como seus objetivos primordiais a reversão da trajetória das desigualdades regionais no país e a exploração dos potenciais endógenos da base regional brasileira. Para analisar os padrões de desigualdade regional no território brasileiro, foi elaborado um diagnóstico que combinou diversas variáveis, com destaque para o rendimento médio domiciliar, indicador da condição socioeconômica da população, e para a média geométrica do crescimento do PIB per capita, indicador de dinamismo econômico. Os dados foram agregados por microrregiões e, no caso da região Norte, em virtude da grande extensão territorial das unidades político-administrativas, por municípios.

Os cartogramas abaixo indicam as áreas mais dinâmicas do país na década de 1990 e que apresentavam alto e médio rendimento domiciliar por habitante.

Fonte: Ministério da Integração Nacional / IICA. Política Nacional de Desenvolvimento Regional – Sumário executivo.2007, p.28-29.

O padrão espacial resultante da combinação dos dois mapas acima denota um maior dinamismo econômico associado a condições socioeconômicas médias e altas:

O gráfico a seguir apresenta a evolução da produção de soja no Brasil, no período de 1970 a 2006.

Entre os fatores que explicam as variações observadas no gráfico, está:

Analise o seguinte mapa do Estado de Rondônia:



A leitura do mapa e os conhecimentos sobre o uso do solo em Rondônia permitem afirmar que

Analise o gráfico para responder à questão.

Região Norte: Estados produtores de "X" (2008)



O produto "X" é

Considere o gráfico a seguir.



O produto agrícola representado no gráfico é