Filtrar


Questões por página:
No Brasil, a expansão industrial e a modernização do campo geraram grandes complexos agroindustriais, sobre os quais se afirma que: I. A nova conexão entre a agricultura e a indústria, tira o poder dos grupos rurais de atuarem isoladamente, além de exigir uma maior participação do Estado como capitalista financeiro. A relação básica ocorre via capital dos grupos rurais, do Estado e de grandes grupos internacionais, que geralmente incorporam outras atividades, além do agrícola. II. Trata-se da articulação da agricultura, por um lado, com a indústria produtora de insumos e bens de capital agrícola, e por outro lado, com a indústria processadora de produtos agrícolas, a agroindústria. A reprodução ampliada da agricultura passa a depender cada vez menos dos recursos naturais e mais dos meios de produção gerados por um setor especializado da indústria. III. É característica do complexo agroindustrial brasileiro: um dado padrão de desenvolvimento tecnológico, que tem por referência os princípios da Revolução Verde; a desinserção da agricultura brasileira no mercado internacional, marcado pelo aumento da participação, na pauta de exportações, de produtos agrícolas elaborados; ausência da atuação do Estado como regulador financeiro na economia.
Assinale a alternativa correta.
A modernização do setor agropecuário provocou consideráveis avanços na mecanização, na produtividade e nas exportações dos produtos agropecuários brasileiros. No entanto, essa crescente e importante evolução não atingiu as regiões brasileiras com a mesma intensidade. Com base nisso, assinale a alternativa que melhor corresponde às características da agropecuária brasileira.

O agronegócio globalizado é uma variável chave para compreender as contradições materializadas no campo brasileiro no início do século XXI. Atente para o que se diz a seguir sobre essa temática.


I. É cada vez mais presente na agricultura brasileira um sistema produtivo “empresarial”, que envolve aquisição e arrendamento de terras para a produção de agrocombustíveis, grãos e florestas plantadas.

II. O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas” de expansão agroindustrial.

III. Quanto mais desenvolvida for a atividade agrícola na qual são implementados os pacotes tecnológicos direcionados ao aumento da produção, maior será sua dependência das condições climáticas.


É correto o que se afirma em

A formação socioespacial da agropecuária de Alagoas é um processo histórico marcado por vários ciclos econômicos, iniciando-se com o pau-brasil, o algodão e passando pela pecuária e cana-de-açúcar. Considerando essas informações, julgue o item seguinte, referente à agroindústria alagoana.


As usinas de cana-de-açúcar vinculam-se diretamente ao agronegócio exportador brasileiro, sendo na Zona da Mata a concentração desse tipo de usina em Alagoas.

Internet: <www.embrapa.br>.
Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 80 do século passado, especialmente no cultivo de grãos. O nome é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados (MA + TO + PI + BA). Internet: <www.embrapa.br> (com adaptações).
As manchas no mapa do Matopiba referem-se à produção de um grão que ocorre em praticamente todos os municípios do Tocantins. Esse grão é o