Filtrar


Questões por página:
Métodos agrícolas que buscam manter ou aumentar a fertilidade do solo, contribuem para a conservação do solo e da água, utilizam recursos renováveis, mantém a biodiversidade, minimizam todas as formas de poluição, e que dão condições de vida aos animais buscando seu bem-estar, são considerados como:

O 3º Sargento Carlos, servindo no 1º Batalhão de Engenharia de Construção, foi destacado para montar um acampamento em uma localidade no interior do estado do Ceará, onde o Batalhão irá construir um açude para o abastecimento de água para a população. Ao coletar informações sobre a localidade, o Sargento Carlos anotou a seguinte observação:

“O tipo de agricultura que prevalece na localidade é voltado para as necessidades imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores e de seus dependentes. Por falta de assistência técnica e de recursos, ao perceber o esgotamento do solo em uma área cultivada, a família desmata uma área próxima e pratica a queimada para acelerar o plantio, dando início à degradação de uma nova área, que será brevemente abandonada”.

O tipo de agricultura observado pelo militar caracteriza-se como:

Em relação à dinâmica recente e às características do agronegócio praticado no Brasil, a única afirmação que condiz com a realidade é:
(Concurso Milagres/2018) “Na época da Independência, a doação de lotes, característica da política de terras coloniais, foi abolida, e até 1850, quando a Lei de Terras foi decretada, a ocupação tornou-se a única forma de obter terra (exceção feita da compra ou herança” (COSTA, Emilía Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Editora UNESP,2010, p.178) “O Homestead Act refletia, em 1862, o impacto da imigração, da urbanização e da industrialização sobre a sociedade americana” (Op. Cit. P.183). Os textos tratam da Lei de Terras nos Estados Unidos a América e no Brasil, no século XIX, sobre as quais podemos corretamente afirmar:
Sobre Êxodo Rural no Brasil é Correto afirmar:
I. Ao longo da Segunda metade do Século XX, os Movimentos Migratórios no País foram marcados por intenso êxodo rural, que levou milhões de pessoas a migrar do campo para as cidades; II. O êxodo rural no Brasil foi intensificado a partir da década de 1990; III. Dentre os fatores que impulsionou a saída de milhares de camponeses do campo foi a expropriação das terras, que obrigou muitos agricultores a vender suas propriedades para pagar dívidas contraídas com bancos; IV. Podemos dizer que o processo de mecanização das lavouras, especialmente pelo uso de máquinas e implementos agrícolas em nada influenciou para o êxodo rural; V. A ampliação da legislação trabalhista no qual estendeu os mesmos direitos já conquistados pelos demais trabalhadores não foi respeitada pelos empregadores no campo, foi outro fator que contribuiu para o êxodo rural