Filtrar


Questões por página:
Com relação ao abuso e dependência de crack e cocaína, assinale a opção correta.
No que diz respeito às convulsões da abstinência alcoólica, é correto afirmar que
Um paciente com vinte e seis anos de idade, sem antecedentes patológicos pregressos, relatou que tinha utilizado cocaína abusivamente, havia duas horas e, desde então, iniciou quadro de dor torácica em aperto, de forte intensidade, palpitações, sudorese e tremores. No exame físico, ele encontrava-se sudorético, taquipneico, com saturação de O2 de 93%, pressão arterial de 196 mmHg × 108 mmHg, frequência cardíaca de 116 bpm e ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros, sendo o restante do exame físico normal. A dosagem das enzimas cardíacas CK-MB massa e troponina não revelou anormalidades. O eletrocardiograma demonstrou taquicardia sinusal.

A partir dessas informações, julgue o item subsequente.

A opção terapêutica mais indicada nesse caso clínico é o uso de metoprolol por via intravenosa, visando à redução da taquicardia e da hipertensão arterial.
Em relação ao uso de substâncias psicoativas, como o álcool e outras drogas, há diferentes padrões de consumo e riscos relacionados:

Padrões de consumo:

I. consumo de baixo risco;

II. uso nocivo;

III. dependência.

Riscos relacionados:

Alfa – consumo se mostra compulsivo e destinado à evitação de sintomas de abstinência e cuja intensidade é capaz de ocasionar problemas sociais, físicos e ou psicológicos.

Beta – consumo de álcool em baixas doses, cercado das precauções necessárias à prevenção de acidentes relacionados.

Gama – indivíduos que bebem eventualmente, mas são incapazes de controlar ou adequar seu modo de consumo, o que pode levar a problemas sociais (brigas, faltas no emprego), físicos (acidentes) e psicológicos (heteroagressividade).

A correlação correta entre padrão de consumo e riscos relacionados ocorre em:
De acordo com o DSM-IV-TR, quanto aos Transtornos Relacionados à Fenciclidina,