Filtrar


Questões por página:
O relatório MacBride, publicado em 1980, diagnosticou desequilíbrio nos fluxos de informação. De acordo com o relatório, o fluxo de informações internacionais ocorria do ponto de vista

Os laços sociais estabelecidos pelas redes sociais foram classificados pelo sociólogo americano, Mark Granovetter (apud Martino,2015), em laços fortes, fracos e ausentes, dependendo da quantidade de tempo que se despende com essa pessoa; da intensidade emocional do vínculo; da intimidade, confiança mútua e reciprocidade.


Com base nessas premissas, identifique cada afirmativa a seguir como Verdadeira ou Falsa.


I. Laços fortes são mais importantes porque, quanto maior o vínculo emocional e afetivo, maior a quantidade de informações que são trocadas entre seus pares.

II. Laços fracos são mais importantes, porque eles se espalham em várias direções, justamente porque não possuem vínculos diretos, atingindo um número maior de pessoas e ampliando a capacidade de distribuição da informação.

III. A força dos laços fracos está ligada à distância existente entre pontos de uma rede.


Então, assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA.

Em relação às afirmativas a seguir, identifique as verdadeiras e as falsas.


( ) O consumo é um espaço de interação, no qual produtores e emissores não só devem seduzir os destinatários, mas também justificar-se racionalmente.

( ) Canclini admite o entendimento do consumo como lugar de diferenciação e distinção entre classes e grupos, mediante as contribuições de Bourdieu, Arjun Appadurai e Stuart Ewen. Essa linha de pensamento compreende o consumo como mecanismo de distinção simbólica.

( ) A globalização, para Milton Santos, é apresentada como fábula, como perversidade e como possibilidade por uma outra globalização. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula, o segundo seria o mundo tal como ele é, e o terceiro, um mundo como ele pode ser.

( ) O contexto de comunicação comunitária foi criado a partir das mídias hegemônicas das décadas 70 e 80, que saíam em defesa dos movimentos sociais de minoria.

( ) As plataformas comunicacionais pós-internet se tornam ferramentas potencias para participação política de pessoas que até então não tinham voz.


Então, a ordem CORRETA, lida de cima para baixo, está contemplada em

Sobre a cibercultura analisada pela perspectiva de André Lemos, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as comunidades no espaço virtual, leia o texto a seguir.
O sentido de comunidade se __________no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam ___________ em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades ___________. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do ____________. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação ___________.
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.