Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Influência da assistência de enfermagem na prática da amamentação no puerpério imediato' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Atualmente, o desmame precoce é o principal fator de melhora das condições de saúde dos recém-nascidos prematuros, pois as condições patogênicas do leite materno põem em risco a saúde das crianças com formação incompleta do sistema muscular, como se pode perceber a partir da leitura do texto.

II. O texto sugere que a prática do aleitamento materno está relacionada a fatores de ordem física, psicológica e social.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Influência da assistência de enfermagem na prática da amamentação no puerpério imediato' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto leva o leitor a concluir que uma das justificativas para o desmame precoce seja o fato de os profissionais de saúde terem atitudes e discursos favoráveis ao ato de amamentar, mas muitas vezes não estão próximos, vivenciando os momentos de (in)sucesso da mulher no processo de lactação.

II. Entre as informações presentes no texto, destaca-se o papel que os profissionais de enfermagem possuem no esclarecimento das lactentes sobre os riscos e os prejuízos de manter a amamentação por um período superior a seis meses após o nascimento da criança.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O leite materno é um alimento completo para o lactente e deve ser a fonte nutricional exclusiva, até os oitenta meses.

II. A candidíase oral é uma virose que, em gestantes, costuma provocar paralisia (síndrome de Guillain-Barré) e defeitos congênitos subsequentes, além de sintomas como febre, irritação na pele, dor nas articulações e olhos vermelhos.


Marque a alternativa CORRETA:

Sobre a amamentação e alimentação complementar, é correto afirmar que:
Analise as assertivas abaixo sobre aleitamento materno:

I. No aleitamento materno exclusivo a criança recebe somente leite materno, direto do seio ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de rehidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
II. A OMS e o Ministério da Saúde do Brasil recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva nos primeiros seis meses. Além disso parece não haver benefícios em iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses.
III. Há evidências de que o aleitamento materno contribui para um melhor desenvolvimento cognitivo. A maioria dos estudos conclui que as crianças amamentadas ao seio apresentam vantagem nesse aspecto quando comparadas com as não amamentadas ao seio materno, principalmente aquelas com baixo peso ao nascer.

Quais estão corretas?