Filtrar


Questões por página:
Entre as denominadas razões especiais encontram-se assuntos como densidade demográfica, velocidade média, entre outros. Supondo que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo seja de 430 km e que um ônibus, fretado para uma excursão, tenha feito este percurso em 5 horas e 30 minutos. Qual foi a velocidade média do ônibus durante este trajeto, aproximadamente, em km/h?
Seja a situação na qual se sabe que a atividade X e o fenômeno Y são correlacionados e, então, afirma-se que, a cada unidade monetária (R$ 1,00) investida na atividade X, obtém-se de retorno dez unidades monetárias (R$ 10,00) como resultado do desenvolvimento do fenômeno medido por Y. Assim, pode-se concluir que o modelo ajustado aos dados desse relacionamento e no qual se fundamenta a afirmação é
Um carro com velocidade média de 100,00 km/h gasta 15 minutos para ir de Caruaru a São Caetano. Se a velocidade for reduzida para 50 km/h, o tempo gasto, em minutos, a fim de percorrer o mesmo percurso é igual a

O comportamento da variável que reflete o nível de violência em determinado centro urbano parece ter uma dinâmica própria, do ponto de vista estatístico, adaptada à seguinte estrutura modelar:


yt = 12 + 0,25 . yt -1 + εt


onde yt é o nível de violência em t e εt o erro aleatório com os pressupostos usuais.


Considerando os valores dos parâmetros estimados por MQO, conclui-se que:

Com o objetivo de realizar uma projeção sobre a necessidade de novos servidores para o Ministério Público, foi elaborado um modelo de regressão associando o número de procedimentos em curso e a variável de interesse. A equação do modelo é:

NSi = α + β. PCi + εi


onde NS é o número de novos servidores e PC a quantidade de procedimentos em curso.


Através de uma amostra representativa (n=20), em diversas unidades no MP, foram obtidas as seguintes estatísticas:

Imagem associada para resolução da questão


Com base no modelo e nas estatísticas, é correto afirmar que: