Filtrar


Questões por página:
Na gestão dos bens públicos, a Administração deverá realizar o registro contábil da depreciação, amortização e exaustão, de acordo com as normas aplicáveis. São considerados bens públicos que NÃO estão sujeitos ao registro da depreciação:
Dois temas exigem muita atenção dos responsáveis na realização dos registros contábeis decorrentes, são eles a depreciação de bens do ativo imobilizado e a retenção de tributos sobre notas fiscais de serviços tomados. Analise as afirmativas abaixo que tratam destes dois temas:

I - A depreciação corresponde a uma despesa mensal sob o enfoque patrimonial e tem como contrapartida uma redução no Ativo da entidade.
II - A depreciação reduz o valor líquido contábil do bem, mas não incide sobre o seu valor residual.
III - O valor dos tributos retidos sobre notas fiscais de serviços prestados por terceiros deve ser registrado no passivo circulante do contratante até o seu efetivo recolhimento.
IV - Deve ser registrado como despesa somente o valor líquido da nota fiscal dos serviços prestados por terceiros, apurado através do valor total da nota fiscal deduzido do valor dos tributos retidos.

Estão corretas as afirmativas:

Leia o caso a seguir.
A empresa P. comprou uma máquina em 01/02/2021 por R$ 200.000,00, com valor residual de R$ 20.000,00. A máquina ficou pronta para uso em 01/05/2021 e entrou em uso em 01/07/2021. A vida útil da máquina conforme a receita federal é de 10 anos. A empresa espera usar a máquina por 5 anos.
Qual é o valor da depreciação acumulada em 31/03/2023?
A amortização de ativos intangíveis com vida útil definida deve ser iniciada a partir do momento em que o ativo estiver disponível para uso. A opção que contém uma declaração verdadeira sobre a depreciação de um ativo intangível é:
A redução ao valor recuperável pode ser entendida como uma perda dos futuros benefícios econômicos ou do potencial de serviços de um ativo, além da depreciação. Se o valor recuperável for menor que o valor líquido contábil, este deverá ser: