Filtrar


Questões por página:
A potência de curto-circuito na entrada de uma subestação composta por um único transformador é de 1600 kVA. Considerando como bases os valores nominais desse transformador no setor em que se encontra, e sabendo-se que a sua potência nominal é 1200 kVA, o valor da reatância do sistema reduzido, em p.u., é:
Questão Anulada

Considere um gerador com conexão estrela aterrado, que deve ser conectado ao Sistema Elétrico de Potência, por meio de um transformador elevador ligado com conexão delta-estrela aterrado, como mostrado na Figura. Suponha que durante a conexão, ocorre um curto-circuito trifásico na barra 2. O Sistema Elétrico de Potência apresenta uma potência de curto-circuito da ordem de 500 MVA.

 

A tensão na barra 2, instantes antes da ocorrência da falta é igual a 1 pu. Os dados do gerador e transformador, referidos à base de 100 MVA e tensões nominais, são : Gerador com reatância subtransitória igual a 0,5 pu; Transformador com reatância igual a 0,30 pu, e relação de transformação 20 kV /765 kV.

 

Desta forma, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os valores em pu da corrente de curto-circuito trifásico na barra 2 e a contribuição de corrente advinda do sistema elétrico.

Em um sistema elétrico de potência, ocorre uma falta em uma das fases para o terra. Sabe-se que, a tensão no ponto de falta, antes da ocorrência do evento, é igual a , sendo que a falta ocorre através de uma impedância As impedâncias dos equivalentes de Thévenin de sequência zero, positiva e negativa são respectivamente iguais a e . A corrente de curto-circuito, em ampères, pode ser calculada como:



Na figura acima é apresentada uma linha de transmissão trifásica com suas respectivas fases. Sabe-se que é a tensão de sequência positiva e que as impedâncias nas sequências zero, positiva e negativa são, respectivamente,
A expressão da corrente de falta , em ampères, que corresponde a uma falta da fase A para a terra é

Considere um sistema elétrico do tipo estrela-estrela desequilibrado a quatro fios, onde é a corrente elétrica de neutro.

Sabendo-se que qualquer corrente elétrica pode ser decomposta por seus componentes simétricos , definidas respectivamente, como correntes de sequências zero, positiva e negativa.

A equação que relaciona com seus componentes simétricos é: