Filtrar


Questões por página:
Sobre a avaliação do estado nutricional relacionado às proteínas, identifique uma condição que pode aumentar os níveis séricos da albumina.
Creatinina é uma substância produzida nos músculos e transportada no sangue. Normalmente, quando o sangue passa no rim, é filtrada e expelida com a urina. A creatinina é fácil de medir, basta fazer uma coleta de sangue e verificar o seu valor. Assim, é um indicador específico da função renal. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. A creatinina pode estar aumentada na insuficiência renal aguda e crônica. II. A creatinina pode estar aumentada na acidose diabética. III. A creatinina pode estar aumentada na gestação. IV. A creatinina pode estar aumentada em pacientes com hipertireoidismo.
A solicitação de exames laboratoriais pelo nutricionista é extremamente importante para o acompanhamento do paciente. O plasma contém muitos tipos de proteínas com diferentes funções. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta
A contagem total de linfócitos foi utilizada para avaliação nutricional de um paciente idoso e o resultado foi de 880/mm3 . Qual a interpretação deste resultado?
A queda na concentração das proteínas plasmáticas indica diminuição da biossíntese hepática em virtude do limitado suprimento de substrato energético e proteico, comumente associado à desnutrição. Entretanto, vários fatores, além dos nutricionais, podem modificar a concentração dessas proteínas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A albumina, por ser uma proteína de fase aguda positiva, encontra-se aumentada na presença de inflamação e infecção. ( ) A transferrina encontra-se diminuída na carência de ferro, na gravidez e nos sangramentos crônicos. ( ) A pré- albumina e a proteína transportadora do retinol estão elevadas na insuficiência renal e reduzidas nas doenças hepáticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.