Filtrar


Questões por página:
Normalmente em um sistema de potência, a operação de proteção convencional permite um retorno a um Estado Operacional Satisfatório, sem ajuda de qualquer outro recurso. No entanto, no caso de perturbações severas, a atuação dos Esquemas de Proteção de Sistemas - EPS são necessários.

Ocorrendo uma variação intensa de tensão, o EPS deve atuar, para recuperar o sistema, do seguinte modo:


Na figura acima é apresentada uma linha de transmissão trifásica com suas respectivas fases. Sabe-se que é a tensão de sequência positiva e que as impedâncias nas sequências zero, positiva e negativa são, respectivamente,
A expressão da corrente de falta , em ampères, que corresponde a uma falta da fase A para a terra é

Para um trecho de linha de transmissão de 100 km, cuja impedância em série própria é igual a (0,015+j0,040)Ω/km e que a impedância mútua entre as fases é de (j0,010)Ω/km, é correto afirmar que as impedâncias em série total e de sequência inversa, respectivamente são, em ohms:

Em um determinado ponto de um sistema elétrico trifásico de 120kV de tensão de linha, a potência de curto-circuito é de 50MVA.

Considerando que a potência e a tensão de bases são, respectivamente, 100MVA e 120kV, é correto afirmar que a impedância de Thèvenin do sistema, reduzido no ponto considerado, é:

Considere um sistema elétrico do tipo estrela-estrela desequilibrado a quatro fios, onde é a corrente elétrica de neutro.

Sabendo-se que qualquer corrente elétrica pode ser decomposta por seus componentes simétricos , definidas respectivamente, como correntes de sequências zero, positiva e negativa.

A equação que relaciona com seus componentes simétricos é: