Filtrar


Questões por página:
For Bakhtin, the utterance must be understood as:
A análise linguística/semiótica está prevista na BNCC como eixo de Língua Portuguesa. A respeito desse eixo, analise as sentenças:

I.Envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos, das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de sentido.
II.No que diz respeito à linguagem verbal oral e escrita, as formas de composição dos textos dizem respeito à coesão, coerência e organização da progressão temática dos textos, influenciadas pela organização típica (forma de composição) do gênero em questão.
III.No que tange ao estilo, serão levadas em conta as escolhas de léxico e de variedade linguística ou estilização e alguns mecanismos sintáticos e morfológicos, de acordo com a situação de produção, a forma e o estilo de gênero.

Sobre a análise linguística/semiótica no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, está correto o que se apresenta em:
A abordagem proposta por Rajagopalan em Por uma linguística crítica (2000) estabelece conexões entre linguagem, ideologia e poder. Sobre os fundamentos dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor reflete os conceitos centrais da obra.
A Linguística Crítica propõe uma abordagem engajada e reflexiva sobre os estudos da linguagem, rompendo com a ideia de neutralidade científica herdada do positivismo. Sobre o contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A Linguística Crítica rejeita a noção de neutralidade científica e reconhece que a prática científica é influenciada por aspectos ideológicos e sociais.
II. O positivismo, predominante na consolidação da linguística, limitava-se à descrição de fenômenos observáveis sem considerar implicações sociais mais amplas.
III. A Linguística Crítica defende que os linguistas devem descrever os fenômenos linguísticos, sem influenciar decisões na esfera social ou política.

Está correto o que se afirma em:
Dentro da comunicação formal, a função de linguagem orientada para o destinatário, que constitui o receptor como o centro de interesse da mensagem, é a função
Visualizar Questão Comentada