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O modelo de desenho de cargos contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa, e a estrutura da organização. Ainda, o modelo contingencial se baseia em cinco dimensões essenciais que todo o cargo deve possuir em maior ou menor grau, a saber:


I. Variedade — refere-se ao número e à variedade de habilidades exigidas pelo cargo.

Il. Autonomia — refere-se ao grau de independência e de critério pessoal que o ocupante do cargo tem para planejar e executar o seu trabalho.

III. Significado da tarefa - refere-se ao conhecimento do impacto que o cargo provoca em outras pessoas ou na atividade organizacional.

IV. Identidade com a tarefa — refere-se ao grau que o cargo requer que a pessoa execute e complete uma unidade integral de trabalho.

V. Retroação — refere-se ao grau de informação de retorno que o integrante do cargo recebe para avaliar a eficiência de seus esforços na produção de resultados.


Quais estão corretas?

A respeito de análise e descrição de cargos, julgue o seguinte item.


A análise de cargos difere da descrição de cargos na medida em que considera requisitos qualitativos, responsabilidades envolvidas, habilidades e competências mentais para a realização de uma função.

Acerca de administração de cargos, carreiras e salários, julgue o item a seguir.


Cargo é a ocupação oficial do empregado, enquanto função é a atribuição específica ou o conjunto de atribuições do empregado.

Acerca de administração de cargos, carreiras e salários, julgue o item a seguir.


A descrição de um cargo deve fornecer ao funcionário orientações a respeito de como devem ser executadas as atividades inerentes a esse cargo, do ponto de vista técnico e operacional, além de incluir na forma de execução o modo como o funcionário deve se comportar ao exercer tais atividades, o que pode ser decisivo em um processo de ascensão funcional.

Acerca de administração de cargos, carreiras e salários, julgue o item a seguir.


Carreira, concebida como uma negociação entre interesses pessoais do empregado e organizacionais do empregador, é uma sequência de funções e cargos que os indivíduos assumem ao longo de sua vida profissional.