Filtrar


Questões por página:

Venturi, Scott Brown e Izenour sustentam que a arquitetura depende, para sua percepção e criação, de experiências passadas e associações emocionais, elementos estes que podem se contradizer em relação à forma, à estrutura, e ao programa do edifício aos quais estão associados. Para demonstrar este raciocínio, descrevem dois tipos de edifícios:

I. aqueles que apresentam os sistemas arquitetônicos de espaço, estrutura e programa que são submersos e distorcidos por uma forma simbólica global.

II. aqueles cujos sistemas de espaço e estrutura estão diretamente a serviço do programa, e o ornamento se aplica sobre estes com independência.

Os autores se referem a estes dois tipos de edifícios como, respectivamente,

O arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) é responsável por significativas experiências, como a concepção da escola de Abadiânia (GO) e a criação do CIACs, da Fábrica de Escolas do Rio de Janeiro e dos Hospitais da Rede Sarah, entre outras.

Imagem 030.jpg

Imagem 031.jpg

O excerto que contém uma síntese correta dos conceitos que norteiam a obra do arquiteto Lelé é:
As escolas-parques CEUs ? Centros Educacionais Unificados, projetadas pelos arquitetos Alexandre Delijaicov, André Takiya e Wanderley Ariza do Departamento de Edificações da Prefeitura de São Paulo (EDIF), agrupam o programa pedagógico em três conjuntos volumétricos: bloco didático (1), creche em forma circular (2) e bloco cultural e esportivo (3), mais as piscinas e a quadra poliesportiva externa (4).

Os três volumes possibilitam diferentes implantações, adaptando-se à topografia, dimensões e aspectos climáticos dos locais onde os equipamentos serão construídos.

Imagem 023.jpg

Imagem 024.jpg

Das abaixo apresentadas, a implantação que favorece o uso mais efetivo das piscinas e da quadra poliesportiva externa (4) durante todas as estações do ano está expressa em:

As mudanças financeiras, tecnológicas e informacionais a que a sociedade global está submetida na contemporaneidade exerce grande influência na forma de conceber, simular e construir a arquitetura e a cidade. Fábio Duarte (1999) menciona o conceito de arquitetura virtual, proposto por Peter Weibel, como aquela que é construída como interface mediada por máquinas inteligentes entre usuários e ambiente. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:


I. Cada ação do usuário se reflete no conjunto do ambiente virtual e as modificações do ambiente virtual se refletem na apreensão espacial do usuário.

II. Os meios eletrônicos da realidade virtual podem construir uma arquitetura multifuncional, multissensorial, com restrições multidimensionais.

III. A noção de arquitetura virtual viabiliza interações proporcionadas pelas tecnologias eletrônicas.

IV. A simulação virtual do projeto permite a experimentação de cores e materiais a serem utilizados no edifício.


Quais estão INCORRETAS?

Com relação às metodologias para a concepção de projeto de arquitetura, considere:
I. A distribuição e disposição equilibradas de formas e espaços equivalentes em lados opostos de uma linha ou plano divisores, ou em relação a um centro ou eixo. II. A articulação da importância ou do significado de uma forma ou espaço através de seu tamanho, formato ou localização, relativamente a outras formas e espaços da organização. III. Um movimento unificador caracterizado por uma repetição ou alternação padronizada de elementos ou motivos formais na mesma forma ou em forma modificada.
Os itens I, II e III correspondem, respectivamente, aos princípios de