Questões de Concurso
Filtrar
1.753 Questões de concurso encontradas
Página 164 de 351
Questões por página:
Questões por página:
Observe o emprego das palavras destacadas nas frases a seguir.
• Quando elas dirigem, ficam meio nervosas.
• As crianças estavam sós no carro.
• Ela mesma se dirigiu ao DETRAN.
• Os carros custam caro.
Acerca das regras de concordância que justificam o emprego dos termos anteriores, analise.
I. A palavra “meio” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.
II. A palavra “sós” é um adjetivo, por isso concorda com o sujeito.
III. A palavra “mesma” sempre concorda com o substantivo e o pronome a que se refere.
IV. A palavra “caro” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.
Estão corretas as afirmativas
• Quando elas dirigem, ficam meio nervosas.
• As crianças estavam sós no carro.
• Ela mesma se dirigiu ao DETRAN.
• Os carros custam caro.
Acerca das regras de concordância que justificam o emprego dos termos anteriores, analise.
I. A palavra “meio” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.
II. A palavra “sós” é um adjetivo, por isso concorda com o sujeito.
III. A palavra “mesma” sempre concorda com o substantivo e o pronome a que se refere.
IV. A palavra “caro” é um advérbio, razão pela qual não se flexionou.
Estão corretas as afirmativas
Na fala da charge, reproduzida abaixo, os termos grifados exercem as seguintes funções sintáticas:
"...e como eu ia dizendo, é muito mais econômico você andar devagar e ser assaltado por mim do que correr e ser assal tado pelo radar. E eu nem somo pontos em sua habitação !"
"...e como eu ia dizendo, é muito mais econômico você andar devagar e ser assaltado por mim do que correr e ser assal tado pelo radar. E eu nem somo pontos em sua habitação !"
Concurso:
Prefeitura de Sorocaba - SP
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Assinale a alternativa em que a vírgula é empregada para separar um trecho explicativo.
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Para responder a questão, considere a seguinte passagem do texto.
Esta é uma conquista do tempo, e prescinde de comemorações para se consolidar. Basta o exercício de viver, para nos desprender capciosamente da vida, ou, pelo menos, para entrelaçá-la de tal jeito com a morte que passamos a sentir essa última como forma daquela, e forma talvez mais apurada, à maneira de uma gravura que só se completa depois de provas sucessivas.
Em – Basta o exercício de viver, para nos desprender capciosamente da vida, ou, pelo menos, para entrelaçá-la de tal jeito com a morte que passamos a sentir essa última como forma daquela... – o trecho introduzido pela conjunção “que” relaciona-se com o imediatamente precedente pelo sentido de
mostrar texto associado
Em “Não abordaremos aqui conteúdos, porque já são exaustivamente contemplados, mas a postura, segundo a nossa concepção, do professor de Língua Portuguesa.”, pode-se afirmar que o trecho destacado reflete:
I. Exemplo de estruturação de ordem indireta, frequente sintaticamente. II. Existência sintática de termo da oração indicado pela flexão verbal. III. Estratégia de enunciação adequada e característica do texto apresentado.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Exemplo de estruturação de ordem indireta, frequente sintaticamente. II. Existência sintática de termo da oração indicado pela flexão verbal. III. Estratégia de enunciação adequada e característica do texto apresentado.
Está correto o que se afirma apenas em