Filtrar


Questões por página:

A incidência do diabete vem aumentando de modo alarmante nos países em desenvolvimento, tanto em adultos quanto em adolescentes. O monitoramento clínico da doença e a avaliação da presença de complicações crônicas é fundamental para o sucesso da terapia.

Considerando a afirmação anterior analise as afirmativas abaixo:
1. O primeiro exame a ser solicitado nos pacientes com suspeita clínica de diabete melito, e utilizado para definir o diagnóstico é a glicose plasmática. Para o acompanhamento do diabete melito deve ser dosada em intervalos regulares.2. O principal interferente da determinação da glicose plasmática é a não separação do plasma das células sanguíneas, o que acarreta aumento progressivo dos níveis de glicose (3-5% por hora em temperatura ambiente). O uso de tubos com fluoreto de sódio previne esse processo.3. O teste de tolerância à glicose é indicado para pacientes com glicemia de jejum alterada, mas sem diagnóstico de diabete melito, para pacientes com história de macrossomia e para o diagnóstico do diabete melito gestacional.4. Entre as complicações crônicas do diabete melito, podem ser destacadas a retinopatia, a nefropatia, a neuropatia e a cardiopatia isquêmica. A medida da microalbuminúria é recomendada para rastreamento e seguimento da nefropatia diabética. Pode ser dosada em urina de amostra, em urina de 24 horas ou em urina com tempo marcado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As dislipidemias raramente causam sintomas ou sinais clínicos, requerendo exames laboratoriais para sua detecção.
Assinale a alternativa correta sobre as dislipidemias e sua avaliação laboratorial.
Qual o valor a ser liberado para creatinúria e calciúria, respectivamente, em urina de 24 horas para os seguintes valores:

Creatinina na amostra analisada = 75 mg/dL. Cálcio total na amostra analisada = 15 mg/dL. Volume urinário = 2300 mL em 24 horas.

Analise o caso a seguir.

 

Criança (2 meses de idade) com febre, letargia, apatia e episódios de convulsão há dois dias. Foi levada ao Pronto-Socorro de um hospital onde foi solicitado o hemograma abaixo. Após análise do leucograma em associação com os sintomas clínicos foi levantada a hipótese diagnóstica de septicemia, coletado hemocultura e prescrito antibiótico de amplo espectro.

 

 

Obs: Presença de granulações tóxicas nos neutrófilos linfócitos sem atipias. Resultado revisado com análise microscópica de extensão sanguínea.

 

 

Com base neste resultado, marque a alternativa CORRETA.

O antibiograma é uma importante ferramenta para o diagnóstico das infecções bacterianas, sendo o laboratório de análises clínicas um componente protagonista como ferramenta diagnóstica. A respeito do antibiograma e dos antibióticos utilizados, analise as afirmativas a seguir marque (V) para verdadeiras e (F) para as Falsas.

( ) Um dos mecanismos de resistência aos beta-lactâmicos é a produção de beta-lactamase, enzima que hidrolisa vários antibióticos. Os principais exemplos que sofrem com esse mecanismo de resistência são a amicacina, a estreptomicina e a neomicina.
( ) As beta-lactamases de espectro estendido (ESBL) são capazes de hidrolisar todos os betalactâmicos, com exceção dos carbapenêmicos e cefamidas.
( ) São exemplos de beta-lactâmicos as cefalosporina de 3ª geração como a cefalotina, a cefalexina e cefepime.
( ) Para realização do teste de susceptibilidade aos antimicrobianos (TSA) pela técnica de difusão em ágar com discos impregnados com antibióticos utiliza-se o meio de cultura Mueller Hinton normalmente em placa de 140 - 150 milímetros de diâmetro aproximadamente.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.