Filtrar


Questões por página:
“O progenitor linfoide comum dá origem aos linfócitos. Os linfócitos são as células que reconhecem, especificamente, os antígenos. Sua morfologia típica consiste em uma pequena célula redonda com núcleo esférico. Apesar da aparência uniforme à microscopia ótica, vários tipos de linfócitos podem ser distinguidos com base nas suas propriedades funcionais e proteínas específicas que expressam. A distinção mais fundamental consiste na classificação destas células em duas linhagens principais, conhecidas como linfócitos B e linfócitos T.” Sobre os Linfócitos, é correto afirmar que: I. O receptor de antígeno do linfócito B é uma forma de anticorpo ligada à membrana que o linfócito B passa a produzir, após sua ativação e diferenciação em célula plasmática. II. A imunidade humoral é a principal função dos linfócitos T e dos plasmócitos, e consiste em secretar anticorpos no sangue e em outros líquidos orgânicos, resultando efeitos protetores, mediados por líquidos teciduais. III. O receptor de antígeno do linfócito T constitui uma classe homogênea de proteínas de membrana que, embora estejam relacionadas evolutivamente com as imunoglobulinas, são iguais a elas, já que estão adaptadas para detectar antígenos derivados de proteínas estranhas ou patógenos que entram nas células hospedeiras.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
“O método de Lee – White, também conhecido como Tempo de Coagulação é um teste hematológico simples, que corresponde ao tempo gasto para o sangue coagular, quando registrado no organismo. Fornece dados relativos ao sistema de coagulação do sangue, a partir do entendimento do processo de hemostasia. Ainda que utilizado na rotina, o Tempo de Coagulação é um teste sujeito a numerosas variáveis e que atualmente deve ser substituído pelo tempo de tromboplastina parcial.” Sobre o processo de hemostasia no qual se baseia o Método de Lee-White é correto afirmar que o mesmo é regulado por mecanismos como: I. Mecanismos extravasculares, que incluem a constituição e a elasticidade dos tecidos na periferia dos vasos. II Mecanismos vasculares, que se relacionam à elasticidade e tônus da parede vascular. III. Mecanismos intravasculares, que são principalmente aqueles associados a substâncias envolvidas no processo de coagulação do sangue.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Tendo em mente o Uso Racional de Antimicrobianos aplicado à clínica e terapêutica, considera-se o uso de antibióticos bactericidas, notadamente importante em:
Visualizar Questão Comentada
“A Esquistossomose, também conhecida popularmente como xistosa, xistossomose, doença dos caramujos e barriga d’água, tem como agente etiológico o Schistosoma mansoni. O parasito necessita de dois hospedeiros de espécies diferentes, um vertebrado e outro invertebrado, para completar o seu ciclo evolutivo. O homem, quando infectado pelo S. mansoni, elimina ovos do verme nas fezes, que em contato com a água rompem-se liberando larvas ciliadas, denominadas miracídios. O miracídio penetra em caramujos aquáticos, desenvolve-se, e é eliminado na água sob uma nova forma de larva, flagelada, denominada cercária. Esta, ao penetrar na pele ou mucosa das pessoas, inicia nova fase do seu ciclo. A doença pode simular outras patologias, sendo o diagnóstico laboratorial feito pelo exame parasitológico das fezes.” Nos casos de inquéritos populacionais e investigações epidemiológicas da incidência e prevalência da doença, é correto afirmar que a OMS recomenda, para o diagnóstico laboratorial da Esquistossomose:
“O exame qualitativo de urina (EQU), ou EAS ou Urina Rotina, é um conjunto de provas não-invasivas e baratas que fornecem informações sobre várias funções metabólicas do organismo. É útil no diagnóstico e tratamento de doença renal ou do trato urinário como, também, na detecção de doenças metabólicas ou sistêmicas não relacionadas com o rim.” É importante na avaliação do exame de Urina Rotina ter em mente alterações causadas por fatores interferentes como: I. O ácido ascórbico, o qual pode levar a um resultado falso negativo para bilirrubina na amostra. II. Agentes oxidantes, como o hipoclorito, que pode gerar um falso positivo para glicose na amostra. III. Corantes naturais, como da própria beterraba, gerando falso positivo para nitrito.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: