Filtrar


Questões por página:
No atendimento a pacientes politraumatizados, o primeiro passo é descartar a possibilidade de lesão cervical, trauma que pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso. Nessa situação, exames de imagem podem ser feitos no próprio leito, favorecendo uma avaliação detalhada do caso. Para descartar lesões nos nervos cervicais, incidências oblíquas são solicitadas por mostrarem:
Fraturas são descontinuidades ósseas, comuns em eventos traumáticos. Em radiografias de ossos longos, fraturas são identificadas como um traço radiotransparente, que interrompe a linha cortical, mais radiopaca. Uma fratura é considerada completa quando rompe o tecido esponjoso e as duas zonas corticais, dividindo o osso em duas ou mais partes. Quando apenas parte da cortical se rompe, ocorre um caso típico de fratura incompleta. Sobre a fratura de Jones, pode-se afirmar que:
Em uma radiografia de tórax, incidência posteroanterior (PA), o técnico deve posicionar o paciente com a face peitoral em contato com o receptor, ombros abaixados, mãos na cintura e cotovelos rodados para frente. A exposição dos raios X deve ser feita com o paciente em apneia, após a segunda inspiração profunda e completa. O posicionamento dos cotovelos rodados para frente tem por objetivo:
Os exames radiográficos da coluna lombar desempenham um papel fundamental na avaliação de lesões, deformidades e condições patológicas nessa região. Uma dessas lesões é a espondilolistese, condição clínica em que uma vértebra desliza para a frente em relação à vértebra subjacente. Isso pode ocorrer devido a fratura, defeito congênito ou degeneração das estruturas articulares da coluna. Para visualizar a condição clínica comentada, utiliza-se a incidência:
Um dos processos mais delicados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) é a intubação orotraqueal, pois o tubo deve ser introduzido até a carina traqueal para fornecer suporte ventilatório para ambos os pulmões. Quando o tubo avança para um dos brônquios primários, ocorre um colapso total ou parcial do pulmão contralateral, condição clínica chamada de atelectasia. São aspectos radiográficos típicos em casos de atelectasia: