Filtrar


Questões por página:

A estabilidade articular do joelho é mantida não por sua estrutura óssea, mas por ligamentos, músculos e outras estruturas. Sobre as estruturas que fornecem a estabilidade do joelho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O ligamento cruzado anterior se fixa na área intercondilar anterior da tíbia, logo medial ao menisco medial, corre em direção superior e posterior para se fixar posteriormente no côndilo lateral do fêmur.

( ) O ligamento cruzado posterior impede o fêmur de ser deslocado posteriormente sobre a tíbia ou, ao contrário, a tíbia ser deslocada anteriormente sob o fêmur.

( ) As fibras do menisco lateral estão fixadas no ligamento colateral lateral, o que contribui para o cisalhamento frequente do menisco lateral quando há estresse excessivo do ligamento colateral lateral.

( ) Os meniscos são discos fibrocartilaginosos localizados na face superior da tíbia, mais espessos lateralmente, projetados para aprofundar as faces articulares planas e absorver impacto.

Assinale a sequência correta

A flexibilidade é caracterizada pela capacidade de uma ou várias articulações se movimentarem através de uma amplitude de movimento (ADM) normal, de maneira confortável, sem dores e restrições, ao mesmo tempo em que um conjunto de componentes – tecido conjuntivo, tendão, ligamentos, cápsula articular, músculo e pele – se alongam (POLACHINI, et al.,2005).
Sendo o tecido muscular um dos componentes que podem influenciar a flexibilidade, é de fundamental importância que a musculatura envolvida no movimento esteja em estado favorável, sem contraturas, lesões e com comprimento adequado, para que o movimento seja executado da melhor forma possível. Assinale a alternativa que apresenta os recursos cinesioterapeuticos para aumentar o comprimento muscular.
A parte inferior da pelve é fechada pelo assoalho pélvico, formado por um diafragma muscular e uma membrana perineal. Os músculos do assoalho pélvico contribuem para a manutenção da continência e ajudam a prevenir que o conteúdo da cavidade pélvica se desloque inferiormente. São músculos do assoalho pélvico verdadeiro:
Considerando o assunto sobre diástase do músculo reto abdominal, avalie as proposições que se seguem:
I- Casos moderados de diástase do músculo reto abdominal podem progredir para herniação das vísceras abdominais através da separação da linha alba.
II- Uma diástase pode ser observada em mulheres muito depois de seus anos reprodutivos, e também em homens.
III- A diástase pode ocorrer acima, abaixo ou no nível do umbigo, mas parece ser mais comum abaixo do umbigo.
IV- A condição de diástase pode produzir dor lombar, possivelmente como resultado da diminuição na habilidade da musculatura abdominal de estabilizar a pelve e a coluna lombar.
É CORRETO o que se afirma em
Visualizar Questão Comentada
As alterações nos sistemas que compõem o equilíbrio possuem como uma das prerrogativas fundamentais a avaliação. Sabe-se que os idosos são bastante heterogêneos com relação às dificuldades e limitações, de forma que ao ser realizada uma avaliação, deve-se identificar se um problema de equilíbrio existe ou não, prever o risco de queda, determinar a causa da disfunção e sua repercussão sobre a funcionalidade do idoso. Seguindo-se essa afirmação, avalie as proposições que se seguem sobre o sistema de força muscular:
I. É observada uma diminuição da força muscular em dorsiflexores, flexores plantares, quadríceps e abdutores de quadril.
II. O teste de sentar e levantar da cadeira usado na avaliação clínica do equilíbrio deve ser feito com os braços ao lado do corpo,3 vezes sem parar, de forma lenta e contínua.
III. Há estabilidade nas posições tandem, semitandem e instabilidade no apoio unipodal.

Está CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada