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A figura abaixo mostra uma matriz do tipo “Nine-Box” com parte das saídas de uma avaliação de desempenho com foco em competências. O gráfico mostra as entregas confrontadas com as atitudes e valores de quatro profissionais (A, B, C e D), com as escalas variando de 1 (não atende) a 6 (supera).
Imagem associada para resolução da questão

A gerente de RH da organização em que a avaliação foi realizada está analisando esses resultados para propor possíveis ações de gestão de pessoas.
Em relação aos funcionários, os dados indicam as seguintes situações e possibilidades de ação adequadas:
Um órgão público quer melhorar o controle e a avaliação do desempenho dos processos sob responsabilidade das diversas áreas funcionais, por meio da adoção de indicadores de desempenho.
Seriam indicadores adequados para avaliar o desempenho operacional dos processos da área de recursos humanos:
A respeito de características básicas da avaliação e gestão de desempenho, julgue o item subsequente.

A avaliação de desempenho é uma atividade essencial à gestão de pessoas por estar diretamente relacionada ao escopo da instituição, podendo ser utilizada para reconhecer pontos fortes e fracos do empregado.
A respeito de características básicas da avaliação e gestão de desempenho, julgue o item subsequente.

Por meio da avaliação de desempenho, o profissional psicólogo pode constatar se os aspectos particulares de uma empresa atendem aos requisitos básicos dos grupos de cargos, bem como das pessoas envolvidas.
Acerca das formas de comunicação e feedback no gerenciamento de conflitos, julgue o item seguinte.

A base de qualquer comunicação deve partir da conjugação da observação com a análise dos sentimentos e com o pedido. A observação deve ser a primeira etapa, momento em que se analisam e se julgam as ações do outro, para avaliar convergências e divergências. Em seguida, na análise dos sentimentos, ocorre a identificação de como as pessoas envolvidas na comunicação estão sentindo-se com a situação geradora do conflito. E, por último, no pedido, as pessoas formalizam o propósito comunicacional.