Filtrar


Questões por página:
A respeito do projeto de instalações para ar condicionado, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Os ganhos de calor e umidade das fontes internas não devem ser considerados no cálculo da carga térmica máxima, exceto em instalações especiais, em que sua presença permanente é garantida.
( ) O caminhamento dos dutos deve ser o mais curto e direto possível, considerando as interferências com a estrutura e as demais instalações e serviços do edifício.
( ) Devem ser instaladas bocas de ar diretamente em duto tronco de insuflação para atendimento a múltiplos ambientes.
( ) O calor latente é aquele que produz uma variação da temperatura do ar sem alteração do conteúdo de umidade.
O tipo de ar condicionado de sistema de expansão indireta, que troca calor entre a água e o ar por meio de serpentina e ventilador para, então, distribuir o ar condicionado por intermédio de complexa rede de dutos no entreforro ou no piso elevado da edificação, é denominado
Conforme NBR 16401-1, no traçado da rede de dutos de um projeto de ar condicionado

Conforme norma da ABNT para instalações de ar-condicionado e parâmetros de conforto térmico, assimetria da temperatura radiante é a diferença entre a temperatura radiante dos lados opostos de um pequeno elemento plano.


A Norma estabelece que a assimetria da temperatura radiante admissível deve ser inferior a:

Os condicionadores de ar podem ser divididos em três categorias:

I. Condicionador de ar tipo residencial; não permite refrigerar mais de um ambiente.
II. Sistema compacto para refrigeração de dois ou três locais mediante a colocação de dutos; sua capacidade varia de 22.000 BTU a 55.000 BTU.
III. Sistema comercial com capacidade de refrigeração elevada, entre 55.000 BTU a 90.000 BTU.

Quantas dessas categorias estão corretamente indicadas?