Filtrar


Questões por página:
Em relação aos tipos de tecnologias de armazenamento DAS, SAN e NAS, julgue os itens seguintes.

Ao contrário da tecnologia Fibre Channel, a iSCSI, que é uma combinação do SCSI com o protocolo TCP/IP para transferência de blocos de dados nas redes Ethernet, utiliza a infraestrutura de rede existente, como por exemplo switches, roteadores e adaptadores de rede.
Com relação aos sistemas de armazenamento de redes de comunicação, julgue os próximos itens.

SAN (storage area network) é uma rede de armazenamento de dados de alto desempenho que se comporta como se fosse uma única unidade de armazenamento, mesmo que possua um array com centenas de discos iSCSI.
Com relação aos sistemas de armazenamento de redes de comunicação, julgue os próximos itens.

O Fibre Channel over Ethenet (FCoE) foi desenvolvido para permitir que o tráfego FC seja transmitido através da rede Ethernet. O fato de os tráfegos do protocolo FC nunca serem segmentados é uma característica importante do encapsulamento.
Com relação aos sistemas de armazenamento de redes de comunicação, julgue os próximos itens.

A função zoneamento (zoning) em SAN pode ser classificada em três tipos: WWN zoning, soft zoning e hard zoning. Em uma soft zoning, a informação da zona deve ser atualizada sempre que o administrador realizar qualquer mudança nas portas de um switch.
Sobre RAID, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. No RAID 0 são no mínimo dois discos. Todos são acessados como se fossem um único disco. No caso de falha de um disco não ocorre perda de dados.

II. No RAID 6 são no mínimo quatro discos. Neste RAID o número de bits de paridade é dobrado. Podem ocorrer falhas em até dois discos que os dados não serão perdidos.

III. No RAID 10 são no mínimo quatro discos. Os blocos de dados são divididos usando RAID 0 em dois pares de discos usando RAID 1 entre eles.

IV. O RAID 5 são no mínimo três discos. Os blocos de dados e as informações de paridade são distribuídos entre os discos, característica que torna a leitura muito lenta. Em caso de falha de um disco não ocorre perda de dados.