Filtrar


Questões por página:

Com o passar dos anos, as aplicações empresariais evoluíram de aplicações monolíticas executando em computadores de grande porte, para aplicações do tipo cliente-servidor e, então, para aplicações em 3 camadas.
Essas camadas são:

São aspectos que podem caracterizar uma arquitetura cliente-servidor, estabelecida logicamente em 4 camadas:

I. A camada Cliente contém um navegador de Internet, caracterizado como cliente universal.

II. A camada de Lógica do Negócio se quebra em duas: camada de Aplicação e camada Web, em que o servidor Web representa a camada de Apresentação.

III. Na camada de Lógica do Negócio, o servidor de aplicação passa a utilizar middleware, para suporte a thin clients (PDA, celulares, smart cards, etc) e soluções baseadas em componentes, tais como, J2EE e .Net.

IV. Se, de um lado, a camada de Aplicação estabelece uma interface com a camada de Dados, do outro o faz com a camada Web e com os thin clients da camada Cliente.

Está correto o que consta em

Em relação à arquitetura de sistemas multicamadas, considere as assertivas abaixo.

I. A estação cliente faz acesso direto ao servidor de banco de dados.

II. Um conjunto de bibliotecas, localizadas no computador cliente tem a função de viabilizar a comunicação entre ele e o servidor.

III. As conexões no banco de dados são realizadas pelo servidor de aplicação.

IV. O gargalo de I/O (Input/Output) é evitado, uma vez que é possível ter a mesma regra de negócio dividida entre vários servidores através do balanceamento de carga.

Os itens I a IV referem-se, respectivamente, aos modelos de

A arquitetura multicamadas divide-se em três camadas lógicas. São elas:
Em algumas arquiteturas de servidores da Web que utilizam front end, cada solicitação é repassada ao primeiro módulo de processamento disponível, que então a executa usando um conjunto de etapas. A etapa que verifica se há restrições sobre o fato da solicitação poder ou não ser atendida, considerando-se a identidade e a localização do cliente, é conhecida por