Filtrar


Questões por página:
Um arquiteto foi contratado para projetar um centro de reabilitação física em uma zona urbana consolidada. O terreno, de formato retangular e com ligeiro aclive, possui 40 metros de frente para uma avenida coletora e fundos voltados para uma rua secundária com pouco tráfego. A edificação deve atender pacientes com diferentes níveis de mobilidade, além de funcionários, visitantes e fornecedores.
Durante a fase de definição do programa de necessidades e zoneamento das atividades, o profissional precisa estabelecer a disposição dos seguintes setores: recepção e espera; consultórios e salas de atendimento individual; áreas de fisioterapia e hidroterapia; setor administrativo; e serviços e apoio (copa, almoxarifado, expurgo, manutenção).
À luz dos princípios de acessibilidade, compartimentação funcional e organização dos fluxos estabelecidos em Ambiência dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), pensando na melhor solução da implantação dos setores listados, é correto afirmar que:
Em um projeto hospitalar, a arquitetura é muito impactante. Cada ambiente deve ser projetado com o objetivo de melhor atender ao profissional e ao paciente. Nesse sentido, é importante considerar:

Com relação às determinações da NBR 9050:2004 referentes aos Serviços de Saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Nos locais de serviços de saúde que comportem internação de pacientes, pelo menos 10%, com no mínimo um, dos sanitários em apartamentos devem ser acessíveis.

II. Os ambulatórios, postos de saúde e prontos‐socorros devem ter pelo menos 10% dos sanitários acessíveis, sendo, no mínimo, um por pavimento.

III. Nos serviços de saúde, quando houver local para espera com assentos fixos em rotas acessíveis, deve ser garantido um módulo de referência, previsto ao lado de pelo menos 5%, com no mínimo um, do total de assentos fixos no local.

Assinale:

O projeto arquitetônico de edificações hospitalares é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. O papel da arquitetura dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) é prevenir infecções, através da adoção de barreiras, proteções, meios e recursos físicos, funcionais e operacionais, relacionados à construção e uso dos ambientes. Dadas as afirmativas,

I. É obrigatório projetar circulações exclusivas para elementos sujos e limpos nos EAS. II. Em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deve existir um lavatório a cada 10 (dez) leitos. III. Cada quarto ou enfermaria de internação deve ser provido de banheiro exclusivo.

verifica-se que está(ão) correta(s)