Filtrar


Questões por página:

A partir da massa documental acumulada é possível efetivar o arranjo da documentação. Muitas vezes, o arquivista estabelece o arranjo com base no organograma da instituição, como apresentado abaixo.



Diante desse organograma, que tipo de arranjo o arquivista deve projetar?

Considere as afirmações abaixo, retiradas de atos normativos relacionados com a área arquivística:

I. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios recusar fé aos documentos públicos.

II. São atribuições do técnico de arquivo a classificação, o arranjo, a descrição e a execução das demais tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos.

III. Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.

Está correto o que se afirma em

Segundo Heloísa Bellotto, se o arquivo permanente visa a atender ao pesquisador, pode parecer paradoxal que o arranjo seja baseado na configuração administrativa. Para a autora, o uso de critério temático, nesse processo,

A ordenação dos documentos em fundos é chamada de:
Um guia de arquivo