Filtrar


Questões por página:
O Brasil perdeu um dos principais nomes do teatro brasileiro [...], conhecido pela irreverência de suas encenações. Começou no teatro amador em Porto Alegre, na peça "Assim É se lhe Parece" e, ao longo de sua carreira, trabalhou ao lado de grandes nomes do teatro nacional, como Ruth Escobar, Nicette Bruno e Paulo Goulart, além de ter dirigido atores como Antônio Fagundes e Vera Holtz em diversas ocasiões.
 
Adaptado de: http://entretenimento.uol.com.br Acesso em 16/06/2015
 
O trecho acima faz menção ao apresentador do programa de entrevistas "Provocações", cujo nome está identificado em:

[...] a produção de livros não foi das áreas intelectuais mais visadas no período da ditadura [militar]. Se, desde os anos 1960, filmes, discos e peças eram escrutinados, só em 1970 o Ministério da Justiça passou oficialmente a examinar livros [...] No entanto, as editoras que se opuseram ao regime deixaram seu legado ao país. [...]
Mas alguns sucessos, como “A Ilha” (Alfa-Omega, 1975) [...] e “O que É Isso, companheiro?” (Cocecri, 1979), [...] ambos hoje editados pela Companhia das Letras, deram o pontapé numa tendência ainda perceptível e vendável do mercado.

Jornal Folha de S. Paulo, colunista da Folha, em 15 fev.2014

Uma razão, que contribuiu para o exame de livros durante a ditadura ter acontecido tardiamente, e os autores das obras mencionadas no texto, que estão atualmente editadas pela Companhia das Letras, aparecem em:

Os textos a seguir revelam aspectos da cultura brasileira de muito significado.

O homenageado da FLIP 2015 e autor da obra mencionada no Texto I, e o biografado e autor da obra mencionada no Texto II são, respectivamente,

As datas constantes na questão reportam-se ao ano de 2015
 
O Ministério da Cultura anunciou em 10 de setembro, em evento no Rio de Janeiro, que o longa dirigido por Anna Muylaert, vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2016 de melhor filme em língua estrangeira.
 
(Adaptado: http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,1759760)
 
Anualmente, o Ministério da Cultura indica um filme brasileiro para participar da festa do Oscar nos Estados Unidos. Neste ano de 2015, foi indicado o filme:
Em novembro de 2013, em Nova York, nos Estados Unidos, ocorreu o 41.º Emmy Internacional, considerado o Oscar da TV mundial. Na cerimônia de premiação, venceram a novela Lado a lado, da TV Globo, e a atriz.