Filtrar


Questões por página:
Sobre o ensino de dança e teatro no Brasil, analise a sentença abaixo:

Nas escolas brasileiras no início do século XX, tais linguagens artísticas eram identificadas no currículo escolar como práticas não obrigatórias, reconhecidas quando faziam parte de festividades escolares (1ª parte). De acordo com o histórico do ensino de Arte no Brasil (PCN-Arte), “as atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias, e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar” (2ª parte). Isso acontecia, pois, naquela época, essas disciplinas podiam ser ensinadas sem aprofundamento dos saberes referentes a cada uma delas, como em oficinas (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Questão Anulada
A prática teatral na escola possui diversos objetivos, os quais contribuem para o crescimento integral do aluno.
Dentre outras questões, vê-se a prática teatral na escola como um treinamento de:
O teatro como arte possui diversas técnicas e métodos que visam construir a experiência cênica e proporcionar diferentes formas de expressão para atores e espectadores. Dentre os métodos criados para envolver o público e enriquecer a expressividade dos atores, algumas técnicas, como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e o Método Stanislavski, são amplamente conhecidas. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o conceito de Teatro-Imagem, técnica desenvolvida por Boal?
No campo das técnicas teatrais, várias abordagens foram desenvolvidas ao longo dos anos para ajudar atores a aprimorar a interpretação e a expressividade em cena. Entre essas técnicas, algumas incentivam o uso de emoções pessoais, enquanto outras priorizam o distanciamento crítico ou a construção física do personagem. Com base nas características das técnicas teatrais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o Método das Ações Físicas, criado por Constantin Stanislavski?
Em sua obra “Jogos teatrais na sala de aula, Um manual para o professor, ” Viola Spolin, também educadora, deixa como arcabouço, diversos jogos teatrais que podem ser utilizados em sala de aula, além de um passo a passo para a criação de novos jogos. Um desses passos é a “instrução.” Segundo Viola, o que seria a instrução nos jogos teatrais?