Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


A principal medida para a eliminação dos ovos do mosquito Aedes aegypti depositados nos recipientes considerados criadouros com água parada — como pneus e pratos dos vasos de planta — consiste em jogar a água fora e aguardar que esses criadouros sequem naturalmente.

A Festa dos Insetos

Gilliard

Compositor: Motivo Popular - Adaptação Gilliard


A Pulga e o Percevejo fizeram combinação. Fizeram uma serenata debaixo do meu colchão

A Pulga toca banjo, o Percevejo violão; E o danado do Piolho também toca rabecão. Torce, retorce procuro mais não vejo não sei se era pulga ou se era percevejo (bis) [...]

Disponível em:<https://www. vagai ume. com. br/gilliard/a-festados-insetos.html>. Acesso em 24 set.2016


Sobre o fragmento da música "A Festa dos Insetos”, é correto afirmar que entre a pulga, o percevejo e o piolho existem:

No Brasil, são conhecidas várias espécies de aranhas peçonhentas e de insetos vetores de doenças. Esses animais pertencem ao grupo dos artrópodes, que constituem mais de um milhão de espécies, das quais cerca de novecentas mil são de insetos, que surgiram há milhões de anos. Cientistas afirmam que os primeiros surgiram há cerca de 500 milhões de anos. Eles vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.

O grande sucesso evolutivo dos insetos, quando comparados aos demais artrópodes, pode ser explicado pela seguinte adaptação:

Existem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. Segundo pesquisas, entre as adaptações que lhes permitiram conquistar o ambiente terrestre, lhes foi muito útil à carapaça de quitina que compõe o seu exoesqueleto e que evita a evaporação excessiva. Atualmente, já estão catalogadas cerca de 1.600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil, existem cerca de 140 espécies.

No jornal Estado de Minas, de 17 de agosto de 1990, foi publicado o seguinte texto: “Agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é justamente nesses meses que eles têm seu período de reprodução. O inseto se refugia nos mais diferentes lugares, como amontoados de madeira, pedras, entulhos, fendas na parede ou atrás de móveis. Diariamente, pelo menos uma pessoa picada por escorpião é atendida no Centro de Toxologia do Hospital João XXIII.”

Essa matéria sobre o escorpião incorre em erro ao

Os pesquisadores americanos decidiram medir o tamanho da ajuda de alguns artrópodes, nesse caso as formigas do gênero Tetramorium. Na pesquisa realizada, as formigas removeram cerca de 65 Kg de restos de comida por ano em toda a cidade de Nova York. É impressionante o quanto esses pequenos animais podem fazer no meio ambiente, melhorando a qualidade de solo e realizando a fertilização. Veja o infográfico ao lado o qual mostra parte da pesquisa desenvolvida e sua aplicabilidade.

(Global Change Biology. Paulo Sérgio Oliveira (Unicamp) – Adaptado. Disponível em: http://f.i.uol.com.br/folha/ciencia/images/14361178.jpeg.)


O enunciado apresenta um ERRO, se analisados o infográfico e as informações pertinentes aos conhecimentos em biologia, podendo ser identificado por: