Filtrar


Questões por página:
A obstrução das vias aéreas ocorre mais frequentemente em crianças, idosos e indivíduos sem dentição, devido a pedaços de alimentos e objetos pequenos que ficam detidos em alguma localidade das vias aéreas, impedindo a passagem do ar para os pulmões. É de fundamental importância para que se tenha sucesso na ajuda a indivíduos que apresentem obstrução de vias aéreas a identificação do tipo de obstrução ocorrida. A obstrução pode ser parcial ou total. Na obstrução parcial, o individuo apresenta tosse ineficaz, ainda ha ruídos respiratórios e agudos; o individuo apresenta sensação de sufocamento. Com base na manobra de heimlich, complete as lacunas:
Com a vítima inconsciente (deitada), deve-se inspecionar sua boca, removendo o ____________ caso seja visível; em seguida realizar duas ventilações, com duração de ____________ segundo cada; posicionar-se de joelhos ao lado da vítima; realizar ____________ compressões torácicas.
Leia atentamente os procedimentos a seguir:

–  Ajoelhe na altura da criança e a abrace por trás;
–  Feche a mão e a posicione com a parte do polegar acima do umbigo da criança;
–  Execute compressões abdominais de baixo para cima, em “formato da letra j”, até que a criança consiga expelir o objeto ou perca a consciência;
–  Chame o atendimento médico de urgência.

Esta sequência de procedimentos é indicada para os primeiros socorros
A obstrução das vias aéreas por corpo estranho promove o bloqueio da passagem do ar, o que impede a vítima de respirar, podendo levar à morte. Alguns sinais desta obstrução são:
Durante o intervalo da Escola, o assistente de alunos Marcos ouviu estudantes gritando por socorro na cantina. Ele correu até o local e viu Lucas com as mãos no pescoço, sem conseguir falar, como se o ar não estivesse saindo, aparentando estar em desespero.
Remetendo-se corretamente às lições sobre primeiros socorros, nesse caso hipotético, qual das opções a seguir Marcos deve realizar para socorrer Lucas diante dos sinais apresentados?
Assinale a alternativa que apresenta a manobra que deve ser utilizada em casos de vítimas de obstrução das vias aéreas por corpo estranho.