Filtrar


Questões por página:

O termo asfixia designa um estado fisiopatológico caraterizado pela supressão do fenômeno respiratório, na vigência de circulação (Vanrell,2019). Considerando as asfixias mecânicas, analise as afirmativas a seguir.


I. O estrangulamento consiste na suspensão completa ou incompleta do corpo, com a constrição do pescoço por meio de um laço, agindo o peso do próprio corpo como agente ativo da asfixia mecânica.

II. O enforcamento é provocado pela constrição do pescoço por um laço acionado pela força das mãos do agente, sendo comum observar protrusão da língua e cogumelo de espuma.

III. A esganadura é ocasionada pela compressão do pescoço pelas mãos ou por algum outro segmento dos membros superiores ou inferiores (antebraço, cotovelo, pé, perna), sendo o cogumelo de espuma e a protusão da língua eventos raros.


Está correto o que afirma em

Considerando que algumas mortes são caracterizadas como decorrentes de asfixias, assinale a opção correta.
Considerando que as energias físico-químicas referem-se às ações físicas que desencadeiam alterações da química do organismo, assinale a opção correta.
As docimasias são provas baseadas na possível respiração ou nos seus efeitos e, por isso, são classificadas em pulmonares e extrapulmonares. Assinale a opção que apresenta apenas docimasias extrapulmonares.

“Um dos sinais mais importantes é a máscara equimótica da face, também conhecida como congestão cefalocervical ou máscara equimótica de Morestin, produzida pelo refluxo sanguíneo da veia cava superior em face da compressão torácica. Os pulmões mostram-se distendidos (sinal de Valentin), congestos, com sufusões hemorrágicas subpleurais. O fígado é congesto e o sangue do coração, escuro e fluído”.

Genival Veloso de França. Medicina Legal,11.ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2021.


Considerando-se as informações apresentadas, é correto afirmar que o autor refere-se às lesões anatomopatológicas de