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Questões por página:
Na coluna da esquerda, estão dispostas partes constitutivas do documento no padrão ofício e, na da direita, sua caracterização. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 – Cabeçalho
2 – Endereçamento
3 – Assunto
4 – Fecho para comunicação
( ) Deve dar uma ideia geral do que trata o documento de forma sucinta e destacado em negrito.
( ) Possibilita arrematar o texto, saudar o destinatário e encontra-se alinhado à margem esquerda da página.
( ) Está disposto no topo da primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação e deve constar o nome do órgão principal.
( ) Alinhado à margem esquerda da página, propicia a informação de quem receberá o expediente e necessita de forma de tratamento adequada para quem o receberá.
Assinale a sequência correta.
A redação administrativa, também conhecida como redação técnica, se configura como o conjunto de gêneros textuais comuns aos ambientes corporativos e institucionais. Esses gêneros são marcados pelo uso de linguagem denotativa, objetiva e imparcial, e podem se dar de diversas formas, como ofícios, memorandos, requerimentos etc. Portanto, a função da linguagem comum à redação administrativa é:
O setor organizacional, principalmente em seu âmbito administrativo, compreende uma vasta gama de gêneros textuais de uso corriqueiro, em virtude da constante necessidade de comunicação, transparência e prestação de contas. Alguns desses gêneros podem ser facilmente confundidos em razão de partilharem semelhanças entre si. Não obstante, atentar-se para suas divergências é fundamental para o pleno cumprimento das atribuições de um cargo administrativo. Um exemplo de distinção entre uma carta comercial e uma circular, é que a carta comercial
Dá-se o nome de requerimento ao gênero textual utilizado para realizar pedido, solicitação ou exigência ao representante legal de uma instituição, com o fito de que este último acate as disposições propostas no documento. Sobre a estruturação de um requerimento, assinale a afirmativa correta.
A carta comercial é um meio de comunicação que se estabelece entre empresas ou entre uma empresa e seu cliente. De modo a obter um parecer favorável aos objetivos a que se propõe, sua linguagem deve ser compreensível, coesa e objetiva. Uma forma de obedecer a esse critério consiste em atentar-se quanto às convenções linguísticas atreladas ao envio de mensagens em âmbito profissional, como reduções vocabulares. Um exemplo está no termo “atenciosamente”, frequentemente utilizado nesse gênero textual e que tem como abreviação adequada: