Questões de Concurso
Filtrar
479 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 96
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
A comunicação oficial entre unidades administrativas de um mesmo órgão, independentemente do nível hierárquico, é realizada por meio de memorandos.
I - A linguagem empregada nos documentos oficiais deve primar pela formalidade, impessoalidade, clareza, concisão, detendo-se, unicamente, ao objetivo da mensagem. Deve ser necessariamente uniforme, e não adaptada a cada situação comunicativa.
II - Vossa Excelência é um pronome de tratamento usado para pessoas com alta autoridade, militares e políticos, como: Presidente da República, Vice-Presidente, Senadores, Deputados, Embaixadores, Oficiais de Patente Superior à de Coronel, Juízes de Direito.
III - Qualquer pronome de tratamento, apesar de se referir à segunda pessoa do discurso (2ª), exige que verbos e pronomes, também, estejam na forma de segunda pessoa (2ª) do discurso.
IV - O pronome de tratamento Vossa Senhoria deve ser usado para pessoas com um grau de prestígio maior. Usualmente, é empregado, como atitude de cortesia, em Ofícios, Requerimentos e Correspondência Comercial.
V- O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
VI - O Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: para autoridades de hierarquia superior a do remetente – respeitosamente. Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos – atenciosamente.
Marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Acerca do arquivamento de documentos de comunicações oficiais entre órgãos públicos, avalie as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Os documentos oficiais devem ser arquivados de acordo com o critério da acessibilidade, priorizando a facilidade de acesso e consulta.
II. A eliminação de documentos oficiais é uma prática comum para liberar espaço de armazenamento, mesmo que a legislação exija a manutenção de registros por um determinado período.
III. O arquivamento de documentos oficiais deve seguir as diretrizes e regulamentações estabelecidas, incluindo prazos de retenção específicos para cada tipo de documento.
IV. A digitalização de documentos físicos não é uma prática recomendada para o arquivamento de documentos oficiais, pois pode comprometer a autenticidade e integridade dos registros.
Marque a opção que contem as afirmativas verdadeiras.