Filtrar


Questões por página:
Com relação às condições e relações de trabalho e espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue o item subsecutivo.

Acerca do mercado de trabalho do assistente social, os estudos constatam que mesmo com a predominância majoritária do trabalho assalariado em instituições públicas de natureza estatal, encontra-se em crescimento nos últimos anos o exercício profissional privado autônomo do assistente social, por subcontratação individual por parte das empresas de serviços ou de assessoria na prestação de serviços aos governos, de caráter temporário.

Acerca das diferentes práticas exercidas pelo assistente social, julgue o próximo item.

A atuação de profissionais do serviço social em assessoria e consultoria tem aumentado devido às demandas do mercado e ao interesse dos profissionais da categoria em buscar a ocupação de espaços nessa área.

Os processos de assessoria em assistência social são solicitados tanto por uma equipe como por indicação externa, embora neles nos deparemos com uma realidade diferente. As assessorias são solicitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com o objetivo de possibilitar a articulação e preparação de uma equipe para a construção do seu projeto de prática por meio de um especialista que venha assisti-la teórica e tecnicamente.

S. Vasconcelos, 1998. Apud Maurílio de Castro Matos. In: Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (com adaptações).

A partir do texto acima, e considerando o atual momento histórico, é correto afirmar que a assessoria.

A assessoria, como ação desenvolvida no cotidiano profissional do Assistente Social, deve ter como referência
Acerca da supervisão e da assessoria na área do serviço social, julgue os próximos itens.

A assessoria no campo da competência profissional refere-se às ações desenvolvidas pelo assistente social a partir de sua competência no âmbito do conhecimento coletivo.