Filtrar


Questões por página:
Um paciente adulto chegou ao hospital apresentando queimaduras em toda a extensão da cabeça e pescoço. Segundo a “regra dos nove”, o percentual de superfície corporal queimada corresponde a:
No que se refere ao atendimento de urgência e emergência a um paciente queimado, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Se houver suspeita de uma lesão inalatória ou intoxicação por monóxido de carbono, deve-se administrar oxigênio umidificado a 100%.
II – O profissional de saúde deve aplicar compressa úmida em pacientes com mais de 20% da superfície corporal queimada.
III – O profissional de saúde deve providenciar acesso venoso com cateter de grande calibre em vítimas de queimaduras extensas, uma vez que elas correm risco de hipovolemia.
Uma queimadura é uma lesão na pele ou em outros tecidos corporais causada por calor, eletricidade, produtos químicos, fricção ou radiação. A lesão por inalação pode ser reconhecida pelos seguintes sinais e sintomas, EXCETO:
Sobre as ações e cuidados a serem desenvolvidos pela enfermagem no cuidado ao paciente queimado, analise os itens abaixo:
I. O primeiro atendimento ao paciente queimado segue os princípios já descritos na literatura, que não envolve apenas as lesões ocasionadas com o agente causador, sendo o primeiro cuidado a manutenção da permeabilidade das vias aéreas, reposição de fluidos e controle da dor. II. A conduta de fase imediata à verificação e controle da saturação de pacientes que respirem espontaneamente ou em oxigenioterapia, realização de dois acessos venosos periféricos calibrosos, para garantir a reposição de fluidos e controle da dor. III. São ações primordiais em um primeiro momento: avaliação neurológica, observação de possíveis obstruções em vias aéreas superiores (consequência de lesões inalatórias); presença de movimentos ventilatórios e das trocas gasosas e possíveis focos hemorrágicos, o que requer reposição volêmica. IV. Os cuidados para oxigenação expostos são: monitorização com oxímetro de pulso e elevação da cabeceira em 30º e hiperextensão da região cervical.
Analisados os itens é correto afirmar que:
A administração de fluidos em pacientes vítimas de queimaduras deve ser feita com solução cristalóide aquecida, preferencialmente com a solução Ringer Lactato. A recomendação é do uso de um volume de 2 a 4 mL/kg/% de área corpórea queimada, nas primeiras 24 horas.