Filtrar


Questões por página:
O Ministério da Saúde passou a disponibilizar a vacina adsorvida contra difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto – dTpa para as gestantes, a partir da 20ª semana gestacional, a fim de induzir a produção de altos títulos de anticorpos contra a doença coqueluche. Aquelas que não puderam ser vacinadas no período pré-natal devem receber uma dose de dTpa

Renata,30 anos,28 semanas de gestação, deu entrada no pronto atendimento com relato de crise convulsiva recente, sendo encaminhada para avaliação pela enfermeira da classificação de risco. A paciente mostrou-se responsiva, porém, com certa confusão mental, PA = 140x90 mmHg, cefaleia, alterações visuais e TAx = 40°C. D


Diante dessa avaliação e com base no protocolo de classificação de risco para esse tipo de atendimento, a paciente deve receber a seguinte classificação:

Ao iniciar o pré-natal, uma gestante teve prescrição de suplementação de ferro e ácido fólico, a ocorrer durante toda a gestação.


Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde como parte do cuidado no pré-natal, que tem como um dos objetivos:

P.L.S, de 25 anos, está grávida, sendo a sua segunda gestação. Ela compareceu à Unidade Básica de Saúde para consulta de pré-natal no dia 5/3/2015. A enfermeira detectou que era a primeira consulta e perguntou qual foi a data da sua última menstruação (DUM). A gestante informou que foi em 9/1/2015 A data provável do parto, de acordo com a regra de Naegele, será:
Em relação às orientações de enfermagem à gestante no 3º trimestre. Considere as seguintes recomendações:

I. Incentivar exercícios diários, como a caminhada.

II. Estimular uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

III. Orientar o repouso em decúbito dorsal, para promover a circulação sanguínea e o conforto físico.

IV. Deitar em decúbito lateral esquerdo para proporcionar melhor perfusão da placenta.

Com base nas afirmativas acima, deve-se recomendar à gestante: