Filtrar


Questões por página:

Renata,30 anos,28 semanas de gestação, deu entrada no pronto atendimento com relato de crise convulsiva recente, sendo encaminhada para avaliação pela enfermeira da classificação de risco. A paciente mostrou-se responsiva, porém, com certa confusão mental, PA = 140x90 mmHg, cefaleia, alterações visuais e TAx = 40°C. D


Diante dessa avaliação e com base no protocolo de classificação de risco para esse tipo de atendimento, a paciente deve receber a seguinte classificação:

Visualizar Questão Comentada

Ao iniciar o pré-natal, uma gestante teve prescrição de suplementação de ferro e ácido fólico, a ocorrer durante toda a gestação.


Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde como parte do cuidado no pré-natal, que tem como um dos objetivos:

P.L.S, de 25 anos, está grávida, sendo a sua segunda gestação. Ela compareceu à Unidade Básica de Saúde para consulta de pré-natal no dia 5/3/2015. A enfermeira detectou que era a primeira consulta e perguntou qual foi a data da sua última menstruação (DUM). A gestante informou que foi em 9/1/2015 A data provável do parto, de acordo com a regra de Naegele, será:
Em relação às orientações de enfermagem à gestante no 3º trimestre. Considere as seguintes recomendações:

I. Incentivar exercícios diários, como a caminhada.

II. Estimular uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

III. Orientar o repouso em decúbito dorsal, para promover a circulação sanguínea e o conforto físico.

IV. Deitar em decúbito lateral esquerdo para proporcionar melhor perfusão da placenta.

Com base nas afirmativas acima, deve-se recomendar à gestante:
“Funcionária chegou ao serviço com queixa de dor epigástrica há 6 horas. A mesma relata estar gestante de 32 semanas, sendo esta a terceira gestação. Ao examiná-la o enfermeiro se depara com os seguintes sinais e sintomas: PA 180 x 130 mmHg FC 90 bom Fr 22 ipm e apresenta escotomas e edema de MMII.” Baseado nesta avaliação prévia, é correto afirmar que esta gestante apresenta: