Filtrar


Questões por página:
O pré-natal tem por objetivo acompanhar e assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, permitindo um parto com menores riscos para a mãe e o bebê. Aspectos psicossociais são também avaliados e as atividades educativas e preventivas devem ser realizadas pelos profissionais do serviço e, ainda, o pré-natal iniciado na Atenção Primária à Saúde (APS) tão logo a gestante descubra ou desconfie que esteja grávida, preferencialmente, até a 12ª semana de gestação (captação precoce). O acompanhamento periódico e contínuo de todas as gestantes é para assegurar seu seguimento durante toda a gestação, em intervalos assim preestabelecidos:
São incumbências dos profissionais titulares de diploma ou certificados de Obstetriz ou de Enfermeira(o) Obstétrica(o):
I- Prestar assistência à parturiente e ao parto normal. II- Identificar as distocias obstétricas e tomar providências até a chegada do médico. III- Realizar episiotomia e episiorrafia, com aplicação de anestesia local, quando necessária.
Estão CORRETAS as afirmativas:
O pré-natal de baixo risco pode ser realizado pelo enfermeiro, desde que essa gestante também seja acompanhada pelo médico em algumas consultas. Na primeira consulta do pré-natal o enfermeiro deve solicitar os seguintes exames, de acordo com o preconizado nos protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres - Ministério da Saúde,2016:
Uma das intercorrências no pré-natal é a pré- eclâmpsia, que se caracteriza por:
A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo Governo Federal, sendo um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres.
Dentre seus objetivos e diretrizes podemos citar: