Filtrar


Questões por página:
Episódios de melancolia pós-parto, denominados “baby-blues”, referem-se a uma manifestação transitória e frequente do humor que aparece no decorrer dos primeiros dias pós-parto, com intensidade maior entre:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à infecção puerperal em parto vaginal e cirurgia cesariana.
( ) A mulher apresenta temperatura de no mínimo 38°C, durante dois dias quaisquer de pós-parto, incluindo as primeiras 24 h. ( ) A cesariana, a episiotomia, a anemia, a desnutrição e a ruptura da bolsa amniótica são fatores de risco. ( ) A infecção cérvico-vaginal por Chlamydia trachomatis e Trichomonas vaginalis está entre os fatores de risco. ( ) Para prevenir a infecção puerperal desde a gestação, a mulher deve iniciar o pré-natal até a 20ª semana. ( ) A puérpera com sutura na região perineal deve realizar a higiene com água e sabonete toda vez que urinar ou evacuar para a prevenção da infecção no pós-parto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O puerpério é o período do nascimento do bebê até 45 dias após o parto. O Agente Comunitário de Saúde deve fazer as diversas orientações à puérpera, EXCETO:
Durante a consulta de puericultura ainda é fundamental que o enfermeiro saiba orientar e avaliar sobre a introdução alimentar e suplementação vitamínica. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A suplementação de ferro deve ser de 1mg/kg/dia para RN prematuro desde que não seja amamento exclusivamente ao seio a partir do 6° mês de vida até completar 1 ano na idade corrigida. II. A vitamina D é indicada em especial para o RN que foi submetido a fototerapia em decorrência de hiperbilirrubinemia patológica. III. A suplementação de vitamina A deve ser recomendado/prescrito para crianças de 6–11 meses/100.000 UI/1 dose. Crianças: 12–59 meses/200.000 UI/, uma vez a cada 6 meses. IV. Para as crianças com quadro clínico de diarreia com ou sem desidratação deve-se orientar o aumento da suplementação de ferro de 1mg/kg/dia para 3mg/kg/dia conforme avaliação do estado geral.
(Concurso Milagres/2018) F.M.S,16 anos, puérpera no primeiro dia pós-parto (PN), G1P1A0, consciente, orientada, hipotensa, lóquios com sangramento abundante e tonicidade uterina diminuída. SSVV: PA70x50mmHg, T-35,4ºc, FR-25rpm, FC105bpm. Esse quadro é característico de: