Filtrar


Questões por página:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (2002), a ventilação com pressão positiva na reanimação neonatal é um procedimento fundamental para a expansão adequada dos pulmões visando o restabelecimento da ventilação pulmonar e reversão de problemas como hipoxemia, acidose e bradicardia.

Mediante esta assertiva, tal conduta na sala de parto deve ser utilizada quando o recém-nascido apresentar uma frequência cardíaca menor que

Em uma Unidade Neonatal, foi prescrita uma reposição endovenosa para um recém-nascido com quadro de hipocalcemia.

Durante a infusão, a(o) enfermeira(o) neonatologista deve ter os seguintes cuidados, a fim de evitar a administração excessiva deste íon:

Assinale a opção que NÃO representa a fundamentação adequada, no que tange ao uso de modalidades ventilatórias na clientela neonatal.
A sondagem gástrica é um procedimento muito utilizado na Terapia Intensiva Neonatal, seja para descompressão gástrica, alimentação ou administração de medicamentos no recém-nascido. A(o) enfermeira(o) neonatologista deve estar atenta(o) a sinais clínicos que possam evidenciar possíveis complicações desta técnica, tais como a ocorrência de

As infecções relacionadas ao uso de dispositivos intravasculares centrais em Neonatologia continuam sendo a principal causa de infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS), podendo levar à sepsis nesta clientela. O Manual da ANVISA (Neonatologia: Critérios nacionais de infecção relacionada à assistência à saúde,2008) apresenta estratégias fortemente recomendadas para implementação nas Unidades Neonatais, a fim de que as IPCS possam ser evitadas e controladas.

I. Usar cateter epicutâneo (PICC) sempre que a terapia intravenosa for programada com tempo superior a 6 dias.

II. Usar filtros intravasculares de rotina para prevenir infecções.

III. Trocar o cateter central de rotina, sempre que ultrapassar o prazo de 10 dias.

IV. Não realizar cultura da ponta de cateter de rotina.

Estão corretas as seguintes assertivas: