Filtrar


Questões por página:
Desde 2001, tem sido implantado em todo o território brasileiro o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). A respeito disso, indique o objetivo geral do PNTN:
A Doença Hemolítica Perinatal (DHP) caracteriza-se pela hemólise fetal, com suas múltiplas e graves repercussões sobre a vitalidade do feto. É também conhecida como isoimunização (produção de anticorpos em resposta a antígenos provenientes de um ser da mesma espécie), a DHP tem como pré-requisito a transfusão de sangue com ______ para a mulher com ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Analise as afirmações a seguir: I. O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos tem o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional.
II. O documento padrão de uso obrigatório em todo o território nacional e essencial à coleta de dados de nascidos vivos no Brasil é a Certidão de Nascimento.
III. Os dados dos nascidos vivos são inseridos no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos diretamente pelos profissionais de saúde ou parteiras responsáveis pelo parto. Marque a alternativa CORRETA:
O método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para a melhoria da qualidade do cuidado da atenção à saúde prestada à gestante, ao recém-nascido e à sua família. Em relação ao método Canguru,
assinale a afirmativa INCORRETA.
As manifestações clínicas predominantes da carência de vitamina K são as hemorragias que decorrem em função da não ativação das proteínas dependentes da vitamina. Apesar de ocorrer em qualquer faixa etária, o recém-nascido é mais susceptível à doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é administrar vitamina K ao nascimento como profilaxia contra a doença hemorrágica neonatal por deficiência dessa vitamina. Quanto à assistência de enfermagem, é recomendado administrar 0,3 mg IM, em caso de bebês com