Filtrar


Questões por página:
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe que atua neste segmento é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, sendo uma equipe denominada como:
“Caracteriza-se como porta de entrada dos usuários para os serviços de saúde. Não deve servir apenas para a triagem e encaminhamento dos clientes, mas sim desenvolver atividades de assistência que atendam aos problemas mais comuns da população”. Essa definição refere-se à Unidade:
O SOAP é um modelo de registro em saúde adequado para o cuidado na Atenção Básica e para as diferentes práticas profissionais, cuja estrutura reflete a complexidade dos cuidados básicos de saúde (favorecendo a continuidade, a integralidade e a coordenação do cuidado), com destaque para suas categorias de problemas e avaliação, bem como de plano de cuidados (em suas dimensões de propedêutica, terapêutica, educativa e de seguimento/acompanhamento). A sigla SOAP significa:
Leia as afirmativas abaixo sobre os princípios e diretrizes da Atenção Básica conforme descrito nos documentos oficiais de saúde.

I. A universalidade na Atenção Básica significa que o acesso deve ser garantido a todos, sem exceções, servindo como porta de entrada contínua e de primeiro contato na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
II. A equidade busca fornecer o mesmo tipo de cuidado a todos, independentemente das suas condições de vida e saúde, para garantir que o direito à saúde seja homogêneo.
III. A integralidade abrange o atendimento a todas as necessidades de saúde do paciente, desde a prevenção de doenças até os cuidados paliativos, considerando aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
IV. A resolutividade implica que a Atenção Básica deve ser capaz de resolver a maioria dos problemas de saúde, evitando encaminhamentos desnecessários e garantindo cuidado coordenado quando necessário.


É correto afirmar que:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as condutas que buscam prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde.

Coluna 1

1. Precaução padrão.
2. Precaução de contato.

Coluna 2
( ) Visa reduzir os riscos de transmissão de microrganismos no hospital que constituem basicamente em higienização das mãos e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
( ) Visa prevenir a transmissão de microrganismos importantes a partir de pacientes infectados ou colonizados para outros pacientes, profissionais, visitantes, acompanhantes, por meio de contato direto ou indireto.
( ) Internação de paciente: quando possível, em quarto privativo ou em quarto com paciente que apresente infecção pelo mesmo microrganismo, mantendo o leito ao lado bloqueado para garantir a distância mínima de 1 metro.
( ) É recomendada na assistência a todos os pacientes, independente do estado de infecção, no manuseio de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação, nas situações em que haja riscos de contato com: sangue, líquidos corpóreos, secreções e excreções, exceto o suor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: