Questões de Concurso
Filtrar
447 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 90
Questões por página:
Diversas doenças crônicas são de progressão lenta debilitando os portadores que evoluem com perda da capacidade de autocuidado. Nesses casos, em geral, a família assume os cuidados, sendo que um dos familiares assume a maior carga. Considerando o contexto trazido, avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta:
1-A assistência da enfermagem familiar pode ser a mais indicada para acompanhamento de casos de pacientes com perda da capacidade de autocuidado por trabalhar com o contexto familiar em busca do melhor em saúde durante e após a doença.
2-Uma equipe de saúde da família de referência pode garantir o atendimento básico de toda a família que reside junto ao paciente com perda da capacidade de autocuidado. O atendimento multiprofissional pode gerar um sentimento de amparo por parte dos familiares, além de ser o elo do paciente com os demais pontos de assistência da RAS.
3-O paciente portador de doença crônica deve ser referenciado para a atenção secundária, que assumirá o cuidado integral deste haja vista esse nível de atenção contar com equipe de especialistas que garantirá o atendimento não só do paciente, mas também dos cuidadores, que normalmente precisam de acompanhamento da equipe de saúde mental.
I - Para garantir o acesso dos adolescentes à Atenção Primária à Saúde, devem ser adotados meios proativos para preparar os profissionais para lidarem com as questões inerentes a esse público quando há procura espontânea.
II - Como não é uma prática comum a esse ciclo de vida, é primordial que sejam desenvolvidas estratégias complementares, como: parcerias com escolas, igrejas, serviços intersetoriais e outros espaços frequentados por eles, assim como teleatendimento, expansão de horários, adequação do ambiente nos serviços de saúde, de modo que sintam pertencentes.
III - Garantir os direitos dos adolescentes (10 a 19 anos) nos serviços de saúde é elemento indispensável para a melhoria da qualidade da prevenção, assistência e promoção de sua saúde. Dessa forma, qualquer exigência, que possa afastar ou impedir o exercício pleno do adolescente de seu direito fundamental à saúde e à liberdade, constitui lesão ao direito maior de uma vida saudável.
IV - Considerando atendimento individual de adolescentes desacompanhados: atenda suas necessidades urgentes; o profissional de saúde pode solicitar a presença de outro membro da equipe para maior segurança no atendimento ou para manejo do caso, além disso fica a seu critério compartilhar o caso nos espaços como reuniões de equipe e matriciamento, salvaguardado o sigilo profissional.
V - Considerando atendimento individual de adolescentes desacompanhados: avaliar se o adolescente tem condições de refletir sobre a situação que motiva a sua procura pelo atendimento.
VI - Considerando atendimento individual de adolescentes desacompanhados: registrar no prontuário do adolescente a procura desacompanhada para fins de monitoramento da situação.
I - Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave, sob supervisão direta ou à distância do profissional Enfermeiro.
II - Acolher o usuário, orientando-os quanto a sistemática da atenção, junto à unidade básica.
III - Fazer curativos com técnica adequada e aplicando as coberturas adequadas para os diferentes tipos de feridas.
IV - Verificar os sinais vitais e medidas antropométricas dos pacientes, empregando técnicas e instrumentos apropriados.
V - Preparar pacientes para consultas e exames.
VI - Fazer visitas domiciliares, a escolas e centros de educação infantil, segundo programação estabelecida, para atender os usuários e/ou coletar informações de interesse à saúde.
VII - Participar de campanhas de vacinação e outras a serem desenvolvidas pelo Município.
O conceito acima refere-se: