Filtrar


Questões por página:

A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação do acesso à saúde.


São características desse nível de atenção à saúde, exceto:

Um dos desafios atuais para as equipes de Atenção Básica é a Atenção em Saúde para as pessoas com doenças crônicas. Essas condições são muito prevalentes, multifatoriais com coexistência de determinantes biológicos e socioculturais e sua abordagem, para ser efetiva, necessariamente envolve diversas ações.


Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Os quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial (doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas) têm quatro fatores de risco em comum: tabagismo, inatividade física, alimentação não saudável e álcool.

II. A maior parte das agudizações das doenças crônicas pode ser mais bem manejada na UBS: o profissional / a equipe conhece o usuário, seus problemas de saúde, as medicações prescritas, sua história e seu contexto.

III. Com relação à severidade da doença crônica, em uma escala de 1 a 4 graus, quanto maior o grau, menor a possibilidade de intervenções clínicas.

IV. A gestão de casos tem sido uma ferramenta importante para o manejo de usuários com doenças crônicas já que se caracteriza por uma metodologia desenvolvida por profissional especialista e que garante acesso rápido ao nível de atenção de maior densidade tecnológica.


Estão corretas as afirmativas

M.S.J,62 anos, diabética, foi até a Unidade Básica de Saúde para aferir sua pressão arterial. Ao realizar a verificação, obteve-se o seguinte resultado: 165x105 mmHg. Uma semana antes, a paciente já havia aferido sua pressão arterial, tendo obtido os seguintes valores: 170x100 mmHg. De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, a paciente deverá ser classificada como portadora de hipertensão arterial estágio
é atribuição do terapeuta comunitário definir, junto com as equipes de saúde da família, o tema a ser discutido com os participantes a cada reunião.
No âmbito das práticas aplicadas em saúde coletiva, a Terapia Comunitária (TC) é uma ferramenta à disposição dos profissionais da Atenção Básica no campo da Saúde Mental, a ser utilizada no território de atuação.
Em relação a essa intervenção, é correto afirmar que