Filtrar


Questões por página:
Frente à atuação do enfermeiro na atenção domiciliar em saúde, assinale a alternativa correta.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), instituída pela Portaria GM/MS no 1.944, de 27 de agosto de 2009.
( ) A PNAISH objetiva facilitar e ampliar o acesso da população masculina. na faixa etária de 20 a 65 anos, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde da Rede do Sistema Único de Saúde. ( ) A PNAISH prevê a inclusão do homem nas questões relacionadas à paternidade por meio do Pré-Natal do Parceiro. ( ) O pai/parceiro, durante o acompanhamento do período gestacional, deve atualizar o seu Cartão de Vacina. ( ) Vários exames devem ser solicitados para o homem durante o pré-natal, entre eles: Pesquisa de antígeno de superfície do vírus da Hepatite B (HBsAg); Teste para detecção de Sífilis, Pesquisa de Anticorpos anti-HIV e do vírus da Hepatite C (anti-HCV).
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
As práticas em saúde mental na Atenção Básica podem e devem ser realizadas por todos os profissionais de Saúde.
Assim, com relação ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) e à Estratégia de Redução de Danos (ERD), é correto afirmar que:
1. O PTS é uma estratégia de cuidado que articula um conjunto de ações resultantes da discussão e da construção coletiva de uma equipe multidisciplinar. 2. O PTS é apregoado para todos os usuários dos serviços estratégicos de Saúde Mental na Atenção Básica, mas os casos mais difíceis, com maior gravidade e complexidade devem ser priorizados. 3. A ERD é utilizada para nortear somente as práticas de cuidado às pessoas com problemas com álcool e outras drogas. 4. A ERD possibilita cuidar dos problemas de saúde de maneira menos normalizadora e prescritiva, evitando ditar quais devem ser os comportamentos adequados ou não.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre a Política Nacional de Atenção Básica e as diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar:
A fase inicial do exame bacteriológico – que compreende coleta, conservação e encaminhamento da amostra de escarro – é de responsabilidade da unidade de saúde que identifica o caso com suspeita de tuberculose. Para a coleta da amostra, a seguinte orientação deverá ser observada: