Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Normas de segurança determinam que, durante a instalação de equipamentos eletrônicos, a carcaça (massa) do equipamento seja conectada a uma haste metálica de aterramento por um fio terra. O fio neutro de alimentação, contrariamente, não deve ser conectado a essa haste de aterramento, para evitar problemas de desbalanceamento de fases.
mostrar texto associado

Sabe-se que, a fim de atender aos propósitos de segurança de uma instalação predial, a resistência de aterramento deve ser dimensionada com valores na faixa entre 14 Ω e 15 Ω. Com base nessa informação e considerando-se que eletrodos verticais de aterramento copperweld de 2,5 m de comprimento e 0,5" de diâmetro tenham sido selecionados para ser instalados em um terreno com solo de resistividade elétrica média de  e que, para um único eletrodo de 0,5" de diâmetro, a resistência de aterramento, RT, em função do comprimento L e da resistividade do solo, ρS, seja dada pela relação RT = ρS / L, é correto concluir que a interconexão de 7 eletrodos em malha satisfará às especificações de aterramento para os propósitos de segurança em uma instalação predial.

mostrar texto associado
Em um esquema TN, é admitido o uso de um mesmo e único condutor para as funções de condutor de proteção e de condutor neutro, procedimento correto a ser adotado somente se as instalações forem fixas (não eventuais).
mostrar texto associado
A maneira mais apropriada para se tratar o solo no local em que estejam instalados eletrodos de aterramento é por meio da utilização, próximo aos eletrodos, de sal grosso e carvão vegetal. Esse procedimento auxilia na conservação da capacidade condutiva dos eletrodos em escoar eficientemente as cargas para a terra.
mostrar texto associado
Em Brasília, no período seco, a umidade cai a níveis abaixo de 20%. Nessas condições, a resistividade e a resistência de uma malha de terra são alteradas em relação à situação dessas medidas no período chuvoso.