Filtrar


Questões por página:
“A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a dieta inadequada e uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre os idosos. O estilo de vida moderno propicia o gasto da maior parte do tempo livre em atividades sedentárias, como, por exemplo, assistir televisão”. Analise as assertivas abaixo relacionadas à atividade física e idosos:

I. Aumento dos quadros álgicos, melhora da postura e do equilíbrio, melhor controle do peso corporal e ampliação do contato social, são alguns dos benefícios que a atividade física e o exercício trazem para a faixa etária dos idosos.
II. Alguns aspectos são facilitadores para a incorporação da prática corporal/atividade física, como o incentivo de amigos e familiares, a procura por companhia ou ocupação, alguns programas específicos de atividade física e, principalmente, a orientação do profissional de saúde estimulando a população idosa a incorporar um estilo de vida mais saudável e ativo.
III. Os exercícios de resistência ou treinamento da força muscular, além de contribuir na diminuição da incidência de quedas, incrementa a densidade óssea. Esse tipo de atividade pode ser concomitante às atividades aeróbicas ou ocorrer em dias intercalados.

Quais estão corretas?
Sabe-se que serão ministradas aulas à uma turma onde todos os indivíduos têm mais de 80 anos, todos com desgastes leves em alguma articulação do corpo, porém sem restrições de movimento. Qual das alternativas abaixo é a mais indicada para propor para esta turma?

Matsudo e colaboradores (2000), em trabalho de revisão da literatura, registram vários efeitos da prática sistemática de atividades físicas por pessoas idosas.


Assinale a alternativa que menciona alguns desses efeitos sobre as variáveis neuromotoras.

O processo de envelhecimento é acompanhado por uma série de mudanças na vida dos idosos, sendo que algumas delas podem dar margem para o surgimento de doenças. Idosos praticantes de atividades físicas são menos acometidos por algumas doenças do que aqueles que não praticam atividades físicas.


Assinale a alternativa que menciona uma doença frequente e agravada devido à inatividade física de pessoas idosas.

Estudo realizado por Carmo e colaboradores (2008) menciona a necessidade e a importância da existência de programas de orientação e incentivo à prática de exercícios físicos por pessoas idosas.


Em relação ao sistema musculoesquelético, é correto afirmar que mulheres idosas que praticam, regularmente, exercícios de resistência aeróbia e de força