Filtrar


Questões por página:

Em 19 de setembro, na Assembleia da ONU, Donald Trump discursou e atacou diretamente três países:


A respeito do país 1, disse que se ele quer se armar com bombas nucleares e mísseis, a única alternativa dos Estados Unidos é destruir totalmente esse país.

Depois, Trump falou do país 2, que chamou de ditadura corrupta que patrocina o terrorismo, e que o acordo nuclear, fechado pelo presidente Barack Obama e pelas maiores potências mundiais, é uma vergonha para os Estados Unidos.

A respeito do país 3, Trump disse que o governante é um ditador socialista que causou dor e sofrimento ao povo. O presidente americano lembrou que já impôs sanções ao governo do país e falou que os Estados Unidos estão preparados para tomar outras atitudes se o ditador continuar a se impor autoritariamente.

(G1 goo.gl/HUp924. Adaptado. Acesso em 21 set.2017)


Os países 1,2 e 3 citados por Trump são, respectivamente,

Marque V nas afirmativas que se relacionam com acontecimentos do panorama mundial atual e F, as demais.


( ) A assinatura de acordo de paz entre o governo sírio e os rebeldes, com a intermediação das Nações Unidas, pôs fim ao conflito na Síria.

( ) Os Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump, retiraram-se do Acordo de Paris sobre o clima, provocando protestos internacionais.

( ) A morte do líder sul-africano Nelson Mandela levou a uma reviravolta na política internacional, com o retorno da política segregacionista do apartheid, na África do Sul.

( ) Os conflitos no Oriente Médio foram agravados com a retomada das tensões entre a Arábia Saudita e o Irã, potências regionais antagônicas no Oriente Médio.

( ) A aprovação da saída da Grã-Bretanha da União Européia, o Brexit, abalou suas relações com os países-membros do grupo.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Mesmo com a redução no número de conflitos, nos últimos anos, a África está longe de ser pacificada.


Considerando os conhecimentos sobre os conflitos atuais na África, assinale a alternativa que apresenta corretamente a associação entre pais e causa direta do conflito

Considerando-se os conhecimentos referentes à imigração e à urbanização mundial, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) As megalópoles, aglomerações urbanas resultantes da conurbação de metrópoles, constituem um fenômeno exclusivamente tipico, dos países situados no Hemisfério Norte.

( ) O grande número de migrantes que deixa seus países em busca de melhores condições de vida tem levado os países ricos a endurecer a política de imigração e a fortificar as fronteiras.

( ) Atualmente, a formação de megacidades, centros urbanos com população acima de 10 milhões de pessoas, é uma característica de países em desenvolvimento, como Brasil, a índia e a China.

( ) O fluxo migratório para os países desenvolvidos deverá diminuir nas próximas décadas, em razão do aumento da fecundidade, aliado ao rejuvenescimento desses países.

( ) As cidades globais possuem uma relativa influência econômica, política e cultural no cenário mundial.


A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a

Assinale a alternativa correta. Em maio de 2017, Emmanuel Macron, de 39 anos, tornou-se o político mais jovem a assumir a Presidência da França. O candidato venceu a disputa após derrotar a líder de extrema direita Marine Le Pen. A candidatura de Marine Le Pen repercutiu internacionalmente principalmente em razão de suas propostas controversas. Dentre as principais promessas de campanha de Marine Le Pen estava: